/

11 de Junho de 2012 16h21

No dia dos namorados novos agentes de Trânsito fazem blitz educativa

11/06/2012

Marcio Guimarães - SMTU - 3315-4229

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) realiza neste dia dos namorados, 12 de junho, uma blitz educativa nas vias centrais de Cuiabá. A ação tem o objetivo de conscientizar motoristas da importância de não beber e dirigir. Com concentração às 19h30, na Praça Santos Drummond, na Avenida Getúlio Vargas, equipes da SMTU irão percorrer ruas e avenidas distribuindo folders com informações educativas e souvenires simbolizando o dia dos namorados.

Esta será a primeira ação dos novos agentes de trânsito, aprovados no concurso público no final do mês de janeiro. Equipes da SMTU, concentradas na Praça Santos Drummond, vão percorrer avenidas e ruas centrais em direção à Praça Antônio João Ribeiro, na Avenida Isaac Póvoas. No caminho o grupo irá se separar em pequenas equipes que ficarão em cruzamentos e locais de grande concentração de pessoas.

Além das pessoas nas ruas e dentro dos veículos, as equipes da SMTU irão abordar consumidores em casas noturnas e bares da região, com o intuito de alertar sobre os riscos de consumir bebida alcóolica e dirigir. Durante a abordagem serão entregues presentes e panfletos com dicas para aproveitar a noite correndo o mínimo de riscos possíveis. Uma opção é definir o motorista da rodada, aquela pessoa que não consome bebida alcóolica e leva os amigos para casa com segurança, outra é combinar previamente com um taxista ou ter o número de uma empresa.

No ano de 2011, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá registrou 10.724 atendimentos originados por acidentes de trânsito. Para reduzir estes números alarmantes a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTU aproveita a data para lembrar que dirigir sob influência de álcool é crime, além de multa gravíssima, o condutor tem o direito de dirigir suspenso por 12 meses e o veículo retido. Até maio de 2012, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar aplicou 435 multas em motoristas que dirigiam alcoolizados.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Josemar de Araújo Sobrinho, a conscientização é de extrema importância. “É sempre melhor conscientizar-se previamente do que lamentar posteriormente. Não espere sofrer um acidente para começar a utilizar o cinto de segurança e se beber lembre-se, não dirija“, concluiu.