/ Lei Seca

25 de Fevereiro de 2014 14h24

Mais de 150 fizeram teste do bafômetro

25/02/2014

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

Durante a primeira Operação Lei Seca realizada em Cuiabá, entre sábado e madrugada do último domingo (23), na Avenida Isaac Póvoas, 159 pessoas fizeram o teste do etilômetro, mais conhecido como “bafômetro”. Destas, 10 foram apreendidas em flagrante por apresentarem teor de álcool maior que 0,34 mgL.

Os resultados foram apresentados nesta terça-feira (24), na Secretaria de Estado de Segurança Pública.  Ao todo foram realizadas 360 abordagens, 14 apreensões de CNHs e 34 autuações.  A operação também foi realizada em Várzea Grande, aonde o número de testes chegou a 37 e apenas uma pessoa foi apreendida sob efeito de bebida.

O delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito, Cristian Cabral, ressalta que o objetivo da operação não é impedir o consumo de álcool, mas evitar que haja a combinação de álcool e direção. 

“Tivemos mais de 10% dos condutores abordados sob efeito de álcool, alguns acima do limite e outros na margem do tolerável. É importante esclarecer ao cidadão que qualquer ingestão de álcool já caracteriza isso. Acima do 0,34 mgL, além da  infração e multa, ele vai estar sujeito ao procedimento criminal”, disse. 

De acordo com a comandante do Batalhão de Trânsito, major Grasielle Bugalho, os resultados alcançados nesta primeira operação foram essenciais para se ter uma dimensão do comportamento dos condutores. 

“Salvando uma vida, evitando um acidente, nós já alcançamos o nosso objetivo, que é realmente mudar esse comportamento e mostrar que Cuiabá, assim como outras capitais, pode ter um trânsito mais seguro”, afirmou a major. 

As blitzes vão continuar acontecendo principalmente aos finais de semana, período em que o consumo é maior. O secretário-adjunto de Trânsito e Transporte, Thiago França, avalia que em geral a operação foi positiva. 

“Conseguimos demostrar para a sociedade que vamos agir com determinação. O trabalho em conjunto das instituições vai continuar contribuindo tanto para Cuiabá, como para o Estado de Mato Grosso”, concluiu. 

Segundo o presidente da Associação das Famílias Vítimas de Violência no Trânsito, Heitor Reys, o principal objetivo da Operação Lei Seca já está sendo conquistado. “Ações como esta são importantes e não podem parar. Temos que implementá-las e mostrar que qualquer pessoa esta sujeita a apreensão se não se conscientizar. Com rigor podemos salvar mais vidas ”. 

As blitzes vão continuar acontecendo principalmente aos finais de semana, onde o consumo de bebida alcoólica é maior. A segunda Operação Lei Seca em Cuiabá será realizada após o período de Carnaval.