/

20 de Setembro de 2010 12h45

Gincana cultural comemora Semana do Trânsito

20/09/2010

Cléverson Brandão-Assessoria-SMTU

Nesta terça-feira (21-09), o Código de Trânsito Brasileiro - CTB completa 13 anos. Porém, conforme autoridades da área têm se pronunciado, ‘a efetividade de seus benefícios ao bem comum necessita do comprometimento de todos’. Isto – salientam - ‘para livrar o trânsito brasileiro de ostentar níveis estatísticos elevados de acidentes, de transgressões às normas de circulação e de inobservância de cuidados básicos com a segurança pessoal e coletiva’.

E com o objetivo de fazer com que a população em geral reflita sobre os graves problemas do trânsito, em uma sociedade que optou pelo transporte individual motorizado e seus reflexos sobre o meio ambiente e a qualidade de vida nas nossas cidades, como também para fomentar na sociedade civil organizada uma discussão em prol de um trânsito mais seguro e humano, a SMTU lança - em comemoração à Semana Nacional de Trânsito de 2010, o ‘GINCATRAN’ - Gincana de Educação para o Trânsito. As atividades se iniciam quarta-feira, 22 de setembro de 2010, na Praça Alencastro, a partir das 08h00m.

Confirmaram presenças na solenidade de abertura inúmeras autoridades, a exemplo do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Edivá Pereira Alves e outros membros do staff municipal. “Estaremos na Praça Alencastro neste dia 22 de setembro, com o firme propósito de contribuir com a formação dos futuros motoristas”, afirmou Alves.

As escolas que integraram a primeira etapa do projeto “Trânsito Legal na Escola e Fiscal Mirim de Trânsito”, projeto desenvolvido nas escolas municipais pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTU, participam desta segunda fase dos trabalhos. Conforme o órgão, a coordenadoria busca despertar na criança de hoje, motorista de amanhã, ‘uma postura ativa e consciente quanto à segurança no trânsito’. Essa primeira etapa contou com um total de 10 escolas, sendo esperado um número entre 600 e mil alunos/crianças na Praça Alencastro.

Este evento consiste de apresentações, através de gincana cultural, com abordagem de temas referentes ao trânsito. Todos os alunos participantes serão premiados com medalhas, e os três primeiros colocados, além das medalhas, recebem, cada um, um prêmio individual; a escola que representam será agraciada com um troféu. Além da gincana haverá a participação dos ‘SOMBRAS’ e farta distribuição de picolés e pipocas à garotada.

 

Mais informações:
Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTU 3315 4222