Mobilidade Urbana /

17 de Novembro de 2011 15h45

Funcionários de transportadora recebem palestras da SMTU

17/11/2011

Márcio Guimarães (SMTU) - 3315-4229

O setor de educação para o trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU) realizou, esta semana, uma palestra para funcionários de uma empresa de transportes e distribuição de produtos da capital.

O palestrante foi o Agente de Trânsito da SMTU Mauro Gouvêa, ele explanou sobre diversos temas, entre eles trânsito consciente, os gastos de um acidente, itens de segurança, fatores que geram acidentes, direitos e deveres do motorista, e lei seca. O aumento dos veículos em Cuiabá também foi tema da palestra.

Vida e Trânsito

Mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos. São mais de 80 pessoas por dia ou uma a cada 18 minutos. Esse número alarmante de acidentes gera todos os dias gastos para o setor de saúde pública. Diariamente, em média 30 pessoas dão entrada no Pronto Socorro de Cuiabá vitimas de acidentes de trânsito, principalmente causados por imprudência, imperícia e desatenção, o que poderia ser evitado com uma direção consciente.

Gouvêa reforça que o trânsito é feito de pessoas, e que a vida é apenas uma, por isso temos que tomar muito cuidado no automóvel. “Os motoristas precisam ter consciência de que o egoísmo não pode ser regra em um bem público, aonde começa seu direito encerra-se o do próximo. A rua é o local mais eclético da sociedade, onde todos os grupos sociais se encontram. É preciso saber dividir o espaço”, conclui o Agente.

O próximo trabalho do setor será na escola municipal de ensino básico Tenente Octacílio Sebastião da Cruz, no bairro CPA III Setor 4, parte do projeto “Valorizando Vidas no seu Bairro” da Prefeitura Municipal de Cuiabá. A SMTU promove palestras e teatros para o trânsito gratuitamente. Para ter acesso aos trabalhos educativos é preciso agendar as apresentações na coordenadoria de Educação para o Trânsito, por meio do telefone: 3315-4222.