Mobilidade Urbana /

13 de Janeiro de 2012 10h59

Faixa verde será eletrônico

13/01/2012

Cléverson Brandão e Márcio Guimarães ? SMTU

Após cinco anos de vigência, o Faixa Verde (estacionamento rotativo em espaço público) será modernizado e passa a ser eletrônico. O sistema será implantado em caráter educativo, a partir de 16 de janeiro, para que a população se cadastre e se adapte a ele, que passará a ser definitivo em 01 de fevereiro.

O projeto será administrado pela prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) e Câmara de Dirigentes lojista de Cuiabá (CDL-Cuiabá). A mudança resulta da aprovação da Lei Municipal nº 5.490, de 25 de novembro de 2011.

O estacionamento regulamentado pago com limite de tempo no centro de Cuiabá era uma reivindicação das sociedades civis organizadas e representantes do comércio. Estes, de um lado sofriam com a queda nas vendas pela falta de espaço para clientes estacionarem e fazerem suas compras e por outro lado, os frequentadores eventuais do Centro que viram as vagas desaparecendo, devido os veículos estacionados o dia todo no mesmo local.

Com a frota de veículos crescendo a uma média de 1% ao mês, Cuiabá não comporta tantos carros em suas áreas centrais, principalmente nos estacionamentos regulamentados pelo projeto Faixa Verde. Segundo levantamento do SMTU, mais de 220 mil veículos circulam diariamente pela cidade, e a cada mês mais dois mil carros novos são acrescidos à frota.

Funcionamento

O usuário efetuará seu cadastro e registrará os veículos que poderão utilizar os créditos disponíveis em sua conta. Após o cadastramento no sistema, o usuário pode adquirir créditos, que funcionam como os antigos cartões de papel, e podem ser adquiridos através de boleto bancário impresso do site www.estacionafacil.com/wap ou pagando direto para o monitor.

Para cada veículo registrado o usuário recebe um disco de estacionamento que possui marcações de horas e minutos, que deve ser deixado em local visível dentro do veículo. Ao estacionar, o usuário deve informar no disco a hora e o minuto de sua chegada para que possa ser visualizado pelo fiscal. Se preferir, o usuário poderá acessar o portal WAP no endereço: www.estacionafacil.com/wap, do seu aparelho celular, podendo imediatamente registrar o início do seu período de estacionamento.

Ao deixar a vaga, o usuário cadastrado deve informar aos monitores que está saindo para que seja finalizado o seu período de estacionamento. A operação de finalização também poderá ser realizada por qualquer revendedor credenciado, devidamente identificados, ou pela internet pelo próprio usuário cadastrado, acessando novamente o portal WAP no www.estaciona fácil.com/wap, através do seu celular e finalizar o período de estacionamento anteriormente aberto. Nesse momento, o seu tempo de permanência na vaga será computado pelo sistema e o valor correspondente ao tempo calculado é descontado dos créditos existentes na sua conta do Estaciona Fácil.

O usuário casual ou visitante de outras cidades, que não queiram ou simplesmente não tenham cadastro, pode utilizar o estacionamento normalmente comprando seu cartão eletrônico e iniciando seu período de estacionamento, através dos monitores ou dos revendedores credenciados.

Vantagens

A CDL informa que o cadastramento é rápido e fácil, e dará boas vantagens na hora de estacionar o veículo. Uma delas é a possibilidade de ser cobrado por frações de hora, e não mais pela hora inteira quando o usuário não permanecer estacionado por uma hora cheia.

O diretor de Trânsito da SMTU, Jackson Messias, afirma que uma das maiores reclamações dos usuários que são multados é de que foram penalizados por excederem alguns minutos, após o vencimento do atual cartão de papel. Fato que no modelo eletrônico, o usuário terá um prazo de 72 horas para regularizar a situação adquirindo créditos correspondentes ao tempo excedente, ficando assim livre da penalidade de multa por estacionamento indevido.

“Essa medida irá contribuir com a paz no trânsito em Cuiabá. Pois com a facilidade da fiscalização, os agentes de Trânsito podem estar mais presente em locais que necessitam de maior intervenção dos mesmos, na orientação e controle do trânsito”, afirmou o diretor.  

Quantidade

As pessoas físicas terão direito a cadastrar até cinco veículos, e as jurídicas quantos necessitar. O cadastramento será feito pelo CPF, CNPJ e o número das placas dos veículos. Para cada veículo cadastrado corresponderá um disco de estacionamento, que será o comprovante que deve ficar visível no veículo. A retirada dos discos será feita na sede do Faixa Verde, na Rua Cândido Mariano, nº 775, fone 3027-4112 ou pelo www.estacionafacil.com