/

12 de Maio de 2011 11h00

Diretor de Trânsito informa como proceder em caso de acidente

12/05/2011

Dalila Rodrigues-Da assessoria–SMTU

Motoristas que se envolvem em acidentes de trânsito, muitas vezes não sabem quais os procedimentos corretos a serem tomados. A falta de conhecimento pode afetar outros condutores, causando congestionamentos nas vias. O diretor de Trânsito da SMTU, Jackson Messias esclarece a população, o que fazer em casos de acidentes.

Segundo o diretor, a primeira e mais importante providência é manter a calma e entrar em consenso com proprietário do outro veiculo. “sinalizar o local do acidente, é outro passo importante para evitar outras colisões”.

Em caso de acidentes sem vitimas, os condutores devem deslocar-se ao Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, localizado no Departamento Estadual de Trânsito – Detran, para elaboração do boletim de ocorrência. “na maioria das colisões sem vitimas, os condutores aguardam a presença dos agentes de Trânsito ou da policia, para retirar o veiculo da via. Sendo que as autoridades de trânsito só comparecem, quando há vitimas. Quando condutor deixa o veículo parado na via, cerca de trinta minutos, em horário de grande fluxo de veículos, pode gerar quatro horas de congestionamento, que demoraria mais de uma hora para voltar o fluxo normal”, informou Messias.

Em acidentes com vitimas, os veículos devem permanecer no local da colisão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e as autoridades de trânsito devem ser acionados, para resgate da vitima e realização da perícia.

A SMTU orienta que o respeito à sinalização de trânsito garante um tráfego mais organizado e seguro aos motoristas e pedestres. O trânsito é o mais importante ponto de junção dos diversos grupos, segmentos e indivíduos de uma sociedade. Lembrando que todos dependem diariamente deste sistema de locomoção, sejam condutores, passageiros ou pedestres.  

 
Mais informações:
3315 42229 8448 8531