Mobilidade Urbana /

21 de Setembro de 2011 16h14

Dia da Pessoa com Deficiência: Projeto Buscar de Cuiabá será reformulado

21/09/2011

Angela Jordão-Secom Cuiaba (65)

 

O Projeto Buscar, da Prefeitura de Cuiabá, será reformulado e sua gestão passará a ser compartilhada pelos usuários do sistema.  O Buscar é o sistema de transporte público destinado unicamente as pessoas com deficiência física, principalmente os cadeirantes. Na última semana, o prefeito da capital, Francisco Galindo, teve uma reunião com os integrantes da Comissão de Usuários do Projeto Buscar. Eles reivindicam melhoria no atendimento do projeto e também na frota de veículos que compõe o Buscar.

Desde que foi criado, em 1997, o projeto é gerido pela MTU (Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos). Com o Buscar, ao invés das pessoas com deficiência física usarem o transporte público regular de Cuiabá, eles utilizam os veículos adaptados oferecidos pela MTU. Os usuários utilizam o Buscar para todos os tipos de atividades, como estudo, trabalho e lazer.

Mas, os usuários se queixam da irregularidade no atendimento, com atrasos nos horários e até mesmo falha em atender as pessoas em suas necessidades. Como o sistema fica totalmente sob a responsabilidade da MTU, os usuários não têm como atuar na melhoria da forma e do horário de atendimento.

Outra reclamação é quanto ao estado de conservação dos veículos que prestam o atendimento. “No começo era uma frota nova, mas com o tempo foi sucateada. Faz quase 10 anos, ainda em 2002 foram adquiridos novos veículos”, explica Ambrosio Moreira Santos, membro da Comissão.

Hoje, apenas sete veículos atendem ao Projeto, sendo que o número considerado ideal é de 12 veículos. De acordo com a Comissão, o Buscar tem uma demanda reprimida de 375 pessoas, isto é, deficientes que ainda estão sem atendimento.

Os usuários do sistema fizeram três pedidos ao prefeito: 1) a normatização do sistema, isto é, que a operação do Buscar esteja regulamentada por Lei Municipal; 2) a renovação e ampliação da frota; 3) um novo sistema de gestão, cujo gerenciamento contemple a participação da Prefeitura de Cuiabá e dos representantes dos usuários.

O prefeito concordou imediatamente que deve ser feita uma modificação na forma de gerenciamento do Buscar. Galindo determinou a criação de uma comissão que irá estudar o assunto e encontrar a melhor forma de fazer com que o Buscar preste um atendimento de qualidade a todos que necessitam. A comissão terá 60 dias para concluir os trabalhos e será formada por representante dos usuários, da MTU, e das Secretarias Municipais de Governo, de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) e Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).