Mobilidade Urbana /

07 de Outubro de 2013 14h50

Crianças aprendem regras de trânsito em cidade mirim

07/10/2013

Evelyn Ribeiro

Reforçando as ações de Educação para o Trânsito, a Prefeitura de Cuiabá firmou uma parceria com a Porto Seguro para divulgar o projeto “Cidade Portinho”, instalado no piso térreo do Shopping Goiabeiras. Esta é a primeira vez em que o projeto é apresentado em Cuiabá.  A Cidade Portinho ficará aberta ao público até o dia 18 de outubro.

Na programação são desenvolvidas atividades e palestras oferecidas gratuitamente. Entre elas estão: apresentação de vídeos educativos, aulas práticas com bicicleta e oficina ambiental. Podem participar crianças com idade entre 5 a 11 anos. Os percursos são realizados em circuitos de 45 a 60 minutos.

Durante a simulação de comportamento no trânsito, as crianças recebem coletes de agentes mirins, carteirinha de motorista, apitos, bonés, revistinha educativa e também um talão para aplicação de multas fictícias aos pais.

De acordo com o coordenador de educação para o trânsito, Jadyr Lima de Moraes, investir na política de educação e apostar nas crianças são demonstrações de que o foco não está apenas em punir os condutores.

“Na cidade mirim eles podem simular situações de trânsito real, dentre outras coisas. É importante que as crianças aprendam desde cedo, para que no futuro sejam mais conscientes, principalmente em relação à sinalização, direitos e deveres”, diz o coordenador.

Com a parceria, a ideia é fazer com que cada vez mais crianças participem, porque elas aprendem brincando. Para isso serão feitas divulgações em escolas públicas, assim como a visita de alunos até a cidade mirim. 

Para o gerente da sucursal Porto Seguro Mato Grosso, Renato Rodrigues, esta oportunidade trouxe bons resultados. “Tem sido gratificante fazer este trabalho na Capital; já recebemos mais de 400 crianças na cidade mirim e o objetivo maior é despertar a conscientização dos pais”, concluiu o gerente.

A cidade pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo das 14h às 20h. As crianças devem estar acompanhadas dos pais e portando documento de identificação.