/

02 de Agosto de 2011 12h59

Comissão discute propostas para flexibilizar horário comercial

02/08/2011

Dalila Rodrigues/Assessoria?SMTU

Na segunda reunião para discutir a flexibilidade nos horários de entrada e saída dos trabalhadores na educação, servidores públicos e indústria e comércio, que ocorreu ontem (01-08), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá – CDL, foram apresentadas quatro propostas de horários para os trabalhadores do comércio. A adoção de novos horários, sugerida pelo secretário de Trânsito de Cuiabá, Edivá Alves, poderá desafogar o trânsito com o inicio das obras da Copa 2014, diluindo os horários de “pico” de deslocamentos, ocorridos entre 7:00 horas e 8:30 horas da manhã, e das 17:00 horas às 19:30 horas no período vespertino.

Para Edivá Alves é necessário um estudo antecipado para definir opções. “Se uma passeata no centro de Cuiabá gera dificuldades enormes, imagine quinze obras ao mesmo tempo; o funcionamento do comércio em horários diferentes pode desafogar o trânsito”, explicou.  

O diretor da CDL, João Bosco apresentou quatro propostas para o funcionamento do comércio, segmento que representa 40% do fluxo de veículos na capital: as farmácias funcionariam das 7 às 19 horas, lojas de materiais para construção, produtos agropecuários e autopeças das 7 às 17 horas e todas as demais lojas das 9 às 19 horas, “Nos trechos das obras caminhões acima de quatro toneladas (transportadoras de cargas e de entrega de água, gás e bebidas) não poderão circular entre 8 e 10 horas da manhã”.

O segmento da educação, que representa 25% do fluxo de veículos, apresentou um relatório dos horários de entrada/saída de escolas municipais e estaduais. O serviço público, que representa 35% fluxo não apresentou propostas.

Edivá Alves deu ênfase à importância da Agência Estadual de Execução de Projetos para a Copa do Mundo – Agecopa apresentar o cronograma das obras da Copa. “Não podemos fixar os horários sem saber o cronograma das obras. Assim que Agecopa apresentar o cronograma, a prefeitura disponibilizará a mudança nos horários. A população ficará informada e o município concluirá o projeto do Centro de Controle Operacional – CCO, que vai informar os meios de comunicação, para que a população tome conhecimento dos locais das obras”, ponderou. 
 

Mais Informações:
3315 4229 8448 8531