Mobilidade Urbana /

08 de Agosto de 2011 13h45

Começa hoje a Operação volta às aulas

08/08/2011

Dalila Rodrigues/Marcio Guimarães

Começa amanhã  (09-08) a operação volta às aulas, que fiscalizará o transporte escolar e o trânsito no entrono das principais escolas de Cuiabá. Esta operação da secretaria de Trânsito e Transportes Urbano – SMTU objetiva coibir a ação de clandestinos no transporte escolar, e desestimular a má conduta de pais e responsáveis no trânsito na hora de deixar e buscar alunos na escola.

Quinze agentes de Trânsito e Transportes serão designados para atuar na fiscalização. Durante a fiscalização será verificado o alvará 2011, que permite a exploração do serviço na capital, itens de segurança obrigatórios, que vão desde o cinto de segurança, extintor de incêndio, mau estado de conservação do veículo, e também o uso da cadeirinha, que é obrigatório para crianças menores sete anos.

Os problemas no trânsito próximo às escolas nos horários de pico são causados principalmente por  pais e responsáveis que, ao buscarem seus filhos na escola, tem o mau hábito de pararem em fila dupla, estacionarem sobre a faixas de pedestres, ou permanecerem em vagas destinadas ao transporte escolar, causando pequenos acidentes que poderiam ser evitados, e prejudicando a fluidez no trânsito.

Segundo o diretor de Trânsito, Jackson Messias, a SMTU recebe inúmeras reclamações de congestionamentos e infrações no entorno das instituições de ensino. “As escolas deveriam planejar o estacionamento, um local especifico para os pais deixarem e buscarem seus filhos sem prejudicar todo o trânsito. Mas a culpa não é só das escolas, os pais deveriam demonstrar mais prudência ao parar o veículo", alertou.

A operação terá  inicio no horário de início/encerramento das aulas às 6:30 da manhã, e 18:00 horas nas principais universidades da capital. 
 

Mais informações:
3315 4229 8448 8531