/

17 de Agosto de 2011 12h45

Aumento da frota de veículos exige mais agentes de trânsito

17/08/2011

Dalila Rodrigues/SMTU

A frota de veículos de Cuiabá tem crescido significativamente a cada ano.  Segundo dados de 2010 do IBGE, Cuiabá possui hoje mais de 550 mil habitantes, e de acordo com o Denatran, mais de 280 mil veículos foram licenciados na capital até junho de 2011. Em decorrência desse aumento de veículos em circulação em Cuiabá, a secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos – SMTU constatou a necessidade de aumentar o efetivo de agentes de trânsito que atuam no controle e coordenação do trânsito.

Hoje Cuiabá possui 76 agentes de Trânsito, destes 45 trabalham nas vias, 11 desenvolvem trabalhos internos, tais como projetos para facilitar e organizar o tráfego e palestras voltadas para educação no trânsito, cinco ocupam cargos de diretoria e coordenação, e 15 foram remanejados para secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários do município.

Foi elaborado um Projeto de Lei Complementar, que cria mais 200 cargos de agentes de Trânsito e Transporte para Cuiabá. A previsão é de que este projeto seja aprovado ainda este ano, segundo o secretário de Trânsito da capital, Josemar de Araújo Sobrinho.

A secretária de Gestão de Cuiabá, Adriana Barbosa Paula da Silva informou que o edital para a realização do concurso público de agente de Trânsito será lançado até o final deste ano.

Um estudo elaborado pelo Denatran concluiu que para cada mil veículos é necessário um agente fiscalizador atuando no trânsito. Para o secretário, Josemar Sobrinho, mesmo com deficiências a SMTU vem atendendo ao grande número de ocorrências na capital. “Apesar do pequeno efetivo, a secretaria realizou esse mês varias ações, como as operações Voltas as Aulas, A Calçada é do Pedestre, e Mototáxi. Com a entrada dos novos agentes, o trabalho será ampliado, podendo atender toda a demanda da capital”, acentua.