05 de Agosto de 2013 09h19

ARTIGO: Radar eletrônico: instrumento indispensável para Cuiabá

05/08/2013

Thiago França é secretário-adjunto de Trânsito e T

Depois do surgimento do Código de Trânsito, a chegada da sinalização eletrônica foi possivelmente o fato isolado mais importante das últimas décadas na área de trânsito brasileiro. A novidade dos equipamentos eletrônicos passou a ocupar local de destaque no cotidiano do nosso trânsito, seja pelo apoio imediato oferecido para aumentar a segurança ou mesmo pela reação contrária por parte dos infratores.

Seja como for, a introdução do uso de radares e demais equipamentos de controle de velocidade sinalizou aos infratores de trânsito que o “jeitinho brasileiro” para aquele tipo de violação estava chegando ao fim e isso provocou uma repercussão apreciável.

Os dados da mortalidade no trânsito, divulgados pelo Ministério da Saúde, mostram que, infelizmente, nossos números continuam acima do aceitável.

O Brasil é o quinto país em número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. Mato Grosso continua figurando em segundo lugar como o Estado da Federação com maior índice de casos. E os números da nossa Capital, nos levam não apenas a um sentimento de indignação, mas acima de tudo, de reflexão, e proposição de alternativas a fim de construirmos um trânsito seguro e melhor.

No ano passado, somente em Cuiabá, foram lavrados mais de 105 mil autos de infração, segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos. No primeiro semestre deste ano já foram registrados mais de 338 acidentes, e entre 2004 a 2010, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Mato Grosso gastou em torno de um bilhão de reais com a violência no trânsito.

Hoje, lombadas eletrônicas, radares fixos, móveis, estáticos, “pardais”, fazem parte do cotidiano do brasileiro, que pode até não gostar deles, mas aprendeu a respeitá-los, principalmente pelo temor das consequências que podem acarretar para seus bolsos. Sem dúvida não é a forma ideal de educar, mas é efetiva.

É importante deixar claro que nenhum país desenvolvido no mundo conseguiu enquadrar o seu trânsito sem usar de forma firme a educação e a repressão, que acabam sendo extremos de uma mesma corrente.

Cuiabá e Boa Vista, são as únicas capitais do país que não possuem sinalização eletrônica, e em razão disso, a Prefeitura de Cuiabá, sabedora da importância dessa ferramenta na preservação da vida, está tomando todas as medidas e iniciativas necessárias para que nossa cidade possa também se adequar a essa realidade.

Todas as estatísticas são contundentes em afirmar que os municípios onde existem radares eletrônicos reduziram significativamente os índices de acidentes, bem como diminuiu também em 40% os custos médico-hospitalares em razão dos mesmos.

Não há dúvidas que urge adotarmos medidas de enfrentamento quanto aos números assustadores em relação aos acidentes de trânsito. O que não podemos aceitar mais são os argumentos infundados e demagógicos dos que alegam estarem preocupados com a “indústria da multa”.

Todos nós, poder público e sociedade, devemos estar muito mais preocupados com a “indústria da infração”, pois é ela que mata, e não com a falsa ideia da “indústria da multa”, que é apenas uma consequência de todos os absurdos que acontecem no trânsito.