Mobilidade Urbana /

18 de Outubro de 2013 14h39

Amarelinhos são capacitados para a Copa de 2014

18/10/2013

Evelyn Ribeiro

Os agentes de trânsito e transportes da Prefeitura de Cuiabá, os “Amarelinhos”, participaram nesta sexta-feira (18), na Lagoa Trevisan, de um treinamento de escolta e batedor para operações de inteligência. Foi a terceira e última turma a realizar o treinamento que envolve habilidade na travessia com obstáculos, situações de acidente, pilotagem e escolta.

A atividade, que está na Matriz de Responsabilidades do Comitê Pró-Copa de Cuiabá, faz parte dos cursos de capacitação para a Copa de 2014 e é desenvolvida pelo Ministério da Justiça juntamente com a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos e instituições que compõem a Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

Durante o treinamento, os agentes de trânsito estavam divididos em equipes, e foram submetidos a condições adversas dentro e fora d’água.

Ao todo, participaram da capacitação 43 alunos, entre agentes de trânsito, policiais militares e militares do Exército, que durante duas semanas e meia foram orientados com aulas teóricas e práticas. Antes de iniciar as disciplinas, os alunos passaram por exames médicos.

De acordo com o coordenador da capacitação, capitão PM Mário Willian Ribeiro, a conclusão dos treinamentos e a integração entre os setores irão facilitar o desempenho entre eles em situações cotidianas durante o mundial.

“Nesse período eles conseguiram aprender técnicas de comunicação, intervenção no trânsito e desempenho. Quando forem acionados sem dúvidas vão conseguir reforçar o atendimento de ocorrências”, explicou o coordenador.

De acordo com o secretário-adjunto de Trânsito e Transportes, Thiago França, estas propostas vêm a contribuir com um dos ideais do prefeito Mauro Mendes, já que trata de políticas de capacitação no serviço público. “A integração entre os governos municipais, estaduais e federal será um dos maiores legados que a Copa do Mundo de 2014 irá proporcionar”, disse.