/

09 de Fevereiro de 2013 13h10

Amarelinhos realizam blitz educativa durante o Carnaval

09/02/2013

Renata Neves - 8454-6955

A Prefeitura de Cuiabá realiza neste sábado (09) blitzes em pontos diferentes da cidade com o objetivo de orientar condutores de veículos que vão deixar a cidade para curtir o Carnaval.

A iniciativa da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano faz parte da campanha “Carnaval Consciente é Carnaval sem Acidente”, que teve início ontem (08).

Distribuídos por três diferentes pontos da cidade – Avenidas Monte Líbano, Fernando Corrêa e XV de Novembro - agentes de trânsito e animadores, incluindo um boneco do "Amarelinho", estão promovendo abordagens orientativas e entregando abanadores com dicas para garantir a segurança no trânsito. São elas:

- Se beber não dirija;

- Use sempre o cinto de segurança;

- Não fale ao celular com o veículo em movimento;

- Sempre respeite a sinalização;

- Dirija sempre com as duas mãos ao volante;

- Não ultrapasse em faixa contínua;

- Respeite os limites de velocidade

Aproximadamente dois mil abanadores serão distribuídos hoje e poderão ser utilizados pelos foliões que quiserem se refrescar durante as festas.

“A campanha busca conscientizar o condutor que vai festejar o Carnaval para que ele tenha responsabilidade, sobretudo quando estiver na condução de um veículo automotor. Queremos que todos tenham um Carnaval alegre e com segurança”, explicou o diretor municipal de Trânsito, Rogerio Evangelista Taques.

Entre as principais causas de acidentes, segundo ele, estão o excesso de velocidade e o consumo de bebida alcoólica. “Isso tem contribuído muito para agravar as estatísticas de acidentes graves e fatais, principalmente nessa época do ano”.

Atenção redobrada – Como a previsão é de chuva para grande parte das principais cidades do Estado, a atenção dos condutores no trânsito deve ser ainda maior, uma vez que o excesso de velocidade pode fazer o carro deslizar na pista.