Mobilidade Urbana /

11 de Outubro de 2013 17h15

Agentes de trânsito vão atuar em operações de inteligência

11/10/2013

Evelyn Ribeiro

Agentes de Trânsito da Prefeitura de Cuiabá, os “Amarelinhos”, vão participar dos cursos de capacitação para a Copa de 2014 juntamente com as instituições que compõem a Segurança Pública do Estado de Mato Grosso. O convite foi feito pelo major do Comando Geral da Polícia Militar, Zacarias Vitalino, durante uma reunião na secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), e atende a uma sugestão de integração desenvolvida em parceira entre governo federal e estadual.

A capacitação faz parte da Matriz de Responsabilidades criada pelo Comitê Pró-Copa da Prefeitura de Cuiabá. Ao todo, cerca de 20 agentes de trânsito participam de qualificações para escolta e batedor, operações de inteligência, institucionalização da gestão integrada de segurança pública e privada. Com a capacitação, os agentes poderão atuar em parceria com outros setores e em operações desencadeadas durante o mundial.

Alguns dos cursos já foram iniciados no Batalhão de Trânsito e outros serão realizados no período de 14 a 18 de outubro, na Academia de Formação de Vigilantes, com duração mínima de 40 horas.

De acordo com o secretário-adjunto de Trânsito e Transportes, Thiago França, estas propostas vêm a contribuir com um dos ideais do prefeito Mauro Mendes, já que trata de políticas de capacitação no serviço público.

“Fico feliz em ver que nosso esforço e trabalho têm sido reconhecido. Tenho afirmado sistematicamente que a integração entre os governos municipais, estaduais e federal será um dos maiores legados que a Copa do Mundo de 2014 irá proporcionar”, disse.

“A intenção do governo federal é capacitar a todos para as operações. A Copa do Mundo precisa de iniciativas como esta, justamente porque abre um leque de oportunidades, e mesmo que cada um atue em sua área, vamos unir forças”, pontuou o major Zacarias Vitalino.