Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

14 de Setembro de 2010 11h00

Smades registra 80 notificações referentes à poluição sonora na Capital/MT em agosto

14/09/2010

Fabiola Gomes/Assessoria Smades

Alguns decibéis a mais poderão custar caro para aqueles motoristas que gostam de fazer de seus carros verdadeiros trios elétricos, alerta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá - Smades. Somente em agosto, foram aplicadas 80 multas contra a poluição sonora na Capital,  com apreensão de nove  carros e interdição de 12 estabelecimentos.

A Smades  alerta que 'não vai ser branda', e deverá aplica r com rigor o Código Ambiental, que prevê multa no valor de R$ 5 mil para quem for apanhado com veículo com som acima dos 60 decibéis permitidos por lei, na hora de ligar o aparelho de som.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto, observa que o trabalho de combate à poluição sonora realizado pela Secretaria consiste no atendimento de denúncias e reclamações feitas por pessoas que estejam sendo incomodadas pelo ruído causado por donos de veículos com equipamento de som, pontos comerciais e casas de festas.

Segundo o coordenador da poluição Sonora, Ademir Gomes de Moura, esse problema em Cuiabá é constante, mas só pode ser combatido através da conscientização da população:

“Todos os casos de ruídos são avaliados conforme o Código Ambiental, que é mais severo em suas sanções. A composição cível e a transação penal para casos de poluição sonora estão previstas na lei  Nº 3.819 DE 15 DE JANEIRO DE 1999. A ordem é acabar com a poluição sonora da cidade”.

Denúncia

Archimedes orienta que qualquer cidadão que se julgue prejudicado com a poluição sonora deve telefonar para a Smades (9982-3210 ou 3645-6110), onde uma equipe de fiscais em regime de plantão, de quarta a domingo, anotará a ocorrência e, em seguida, se deslocará até o local, a fim de ultimar providências. Elas podem ser desde uma simples orientação à apreensão dos equipamentos ou do veículo.

Caso se constate a infração de poluição sonora, a ação, embasada pelo uso devidamente certificado do decibelímetro - aparelho que mede e registra a intensidade e o nível sonoro -, serão aplicadas multas pesadas, segundo a legislação ambiental.

O volume máximo permitido é de 60 decibéis (dB) para o período diurno e até 55 para o noturno, ambos medidos a uma distância de aproximadamente 10 metros do foco perturbador.

A posição da Secretaria, segundo o secretário, é estabelecer melhorias ambientais em Cuiabá e garantir que o direito ao lazer e descanso dos cuiabanos não seja ferido pela poluição sonora, 'algo sempre desagradável'.

Mais Informações: 3645- 6101
Denúncias: 9982-3210 ou 3645-6110