Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

08 de Outubro de 2010 10h00

Smades divulga resultado de fiscalização de carros de som em setembro

08/10/2010

Fabiola Gomes-Assessoria- smades

Após o período eleitoral a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - Smades fez um balanço das aferições feitas aos  carros  com propaganda  eleitoral durante o mês de setembro. O coordenador da Poluição Sonora, Ademir Gomes de Moura, revelou que os carros  que circularam pela capital foram fiscalizados e autuados em todas as rotatórias da cidade pela Smades em  parceria  com o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) e a Delegacia do Meio Ambiente.


“Esta ação foi feita  a pedido do Juizado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por ser o único órgão público  habilitado  para este tipo de aferição. Temos uma equipe com 12 fiscais  habilitados para  este  tipo de operação  e todo equipamento   (decibelímetro)  para monitoramento dos decibéis”, informou Ademir Moura.      


O Diretor da pasta de Gerenciamento Urbano, Jorge Roberto Ferreira da Cruz,  também falou das ações realizadas no mês de setembro  feitas após o recebimento de  denúncias à casa de festas, veículos e residências. Jorge Cruz informou que no último mês foram vistoriados cerca de 54  bares e lanchonetes, 78 residências e 97 veículos. Como resultado dessas vistorias, foram apreendidos sete carros, e interditados 29 estabelecimentos.  Das denúncias repassadas, 205 foram atendidas.      


“Considero de suma importância que todos os motoristas que possuem veículos  com som automotivo respeitem o nível sonoro permitido por lei, pois a fiscalização será rigorosa. O volume máximo permitido é de 60 decibéis (dB) para o período diurno e até 55 para o noturno, ambos medidos a uma distância de aproximadamente 10 metros do foco perturbador”, explicou.


Archimedes Pereira Lima Neto, Secretário da pasta, orienta que qualquer cidadão que se julgue prejudicado com a poluição sonora deve telefonar para a Smades (9982-3210 ou 3645-6110), onde uma equipe de fiscais em regime de plantão, de quarta a domingo, anotará a ocorrência e, em seguida, se deslocará até o local, a fim de tomar as providências cabíveis, que podem ser  desde uma simples orientação à apreensão dos equipamentos ou do veículo.



Mais Informações:
3645-6101