Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

16 de Novembro de 2011 08h00

Secretaria de Meio Ambiente participa da Elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana

16/11/2011

Fernanda Braga Peixoto - SMAAF (65) 3645-6100




Técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários de Cuiabá (SMAAF) participaram, na última semana, da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico. Neste encontro foi iniciada a etapa de leitura comunitária do Plano Diretor Participativo Integrado da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. A reunião foi realizada no auditório do Memorial das Águas.

Diversas entidades representativas contribuíram para o desenvolvimento desta fase do Plano Diretor, e contou também com a participação de técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários.

Para a construção da leitura comunitária, os municípios de Cuiabá, Varzea Grande, Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento foram definidos núcleos gestores municipais que participaram do evento, contando ainda com organizações governametais e não-governamentais, e agentes comunitários de cada cidade.

Os trabalhos foram desenvolvidos considerando os seguintes temas: planejamento de gestão, preservação e conservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico e social, planejamento do uso e ocupação do solo, saneamento ambiental e acessibilidade e mobilidade.

Para a engenheira civil Glória Barini Néspoli, “Os limites territoriais não definem fronteiras de espaços ou populações sobre os quais os impactos sócio-ambientais ocorrem”, diz ela.

Glória frisa que “nesse sentido, o olhar metropolitano permite conciliar interesses de cada município e apoiá-los, a partir de diretrizes estabelecidas conjuntamente e consolidadas em um plano diretor e que representem os interesses da população, permitindo-lhes o controle social sobre os resultados alcançados. Planejar e agir de forma integrada – estado e municípios – representa a sinergia necessária de esforços institucionais para o atendimento das demandas coletivas, otimizando os recursos disponíveis em todas as esferas de governo.”