/

22 de Agosto de 2011 13h45

Projeto Quadrante já atendeu 269 ocorrências em Cuiabá

22/08/2011

Dantielle Gomes/PMC

 Até a semana passada o Projeto Quadrante atendeu 269 ocorrências de focos de incêndio em Cuiabá. O Quadrante é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambietne e Assuntos Fundiários – Smaaf, com a finalidade de reduzir os índices de focos de incêndio no período da estiagem, que vai de julho a outubro na capital.

De acordo com o coordenador do projeto Eldo Orro, o Quadrante atendeu durante o período de estiagem, no ano passado 312 ocorrências, das 1.822 ocorridas. “Este ano estamos com uma estrutura maior, condição que nos permite atuar na redução de um maior número de queimadas na capital”, justificou.

Ele revelou que, hoje, a equipe é composta por 50 brigadistas divididos em dois turnos, que receberam treinamento do Corpo de Bombeiros, de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Fundiários (SMAAF) e da Defesa Civil Estadual.

Os equipamentos à disposição do Quadrante são 3 caminhões pipa, 4 caminhonetes de apoio, além de equipamentos individuais (bombas costais e abafadores) que auxiliam no combate aos focos de incêndio. A atuação do projeto Quadrante é somente no combate a focos de incêndios em terrenos baldios e também nos bolsões de lixo, atuando em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual.

O telefone para comunicar ou denunciar queimadas é o 193 – o número do CIOSP - Centro Integrado de Operações em Segurança Pública de Mato Grosso, que encaminhará a ligação para a base do Corpo de Bombeiros ou de Brigadistas mais próxima do local da ocorrência. Já o telefone da Prefeitura de Cuiabá para denúncias é o 0800-6475330 (horário das 08 às 18 horas), somente para atendimento na capital.