Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

02 de Agosto de 2011 13h54

Projeto Quadrante atua na redução de queimadas

02/08/2011

Fernanda B. Peixoto - SMAAF

A edição 2011 do Projeto Quadrante, lançado oficialmente no dia 7 de julho, atendeu 155 ocorrências, dados até o dia 31 de julho.

O Projeto hoje conta com 50 brigadistas, 3 caminhões pipa e 4 caminhonetes de apoio, além de equipamentos que auxiliam no combate aos focos de incêndio, atuando em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual. Apartir da próxima semana o projeto receberá reforço, proveniente de parceria com a SEMA e com o Corpo de Bombeiro.

Na parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e SEMA serão somados mais três caminhonetes e quatro caminhões pipa, totalizando 14 veículos que irão atuar para a redução dos focos de queimadas, visando o cumprimento do pacto de redução de queimadas, assinado pelo Prefeito Chico Galindo, que prevê a diminuição das queimadas em 65% em relação ao ano de 2010.

Segundo Eldo Orro, coordenador do projeto, durante o período de estiagem no ano passado a Secretaria de Meio Ambiente atendeu 312 ocorrências, de 1.822 ocorridas, “Este ano estamos com uma estrutura maior, propiciando a redução do número de queimadas na capital.”

Para evitar queimadas em terrenos baldios, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Infra Estrutura – SEMINFE, concordante com a Lei aprovada em 2010, tem aplicado o IPTU Progressivo. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, pelo setor da Terrenos Baldios, tem notificado os proprietários de terrenos baldios para que providencie a limpeza de seus terrenos num prazo de 10 dias, após o prazo a SEMINFE fará a limpeza do terreno e lançará o valor correspondente ao custo da limpeza no IPTU de 2012, visto que os terrenos baldios são os principais focos de incêndios urbanos.

Denúncias de terrenos baldios podem ser feitas pelo 0800-6475330 (das 8:00 as 18:00) e denúncias de focos de incêndio pelo 193 do CIOSP, que encaminhará para a base mais próxima do Corpo de Bombeiros ou Brigadista mais próximo do local da ocorrência.