Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

24 de Maio de 2013 15h58

Prefeitura realiza Semana do Meio Ambiente

24/05/2013

Renata Neves - 3645-6054

Em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Cuiabá promove a Semana do Meio Ambiente. A programação teve início no dia 22 de maio e se estende até o dia 5 de junho, incluindo palestras, gincana e realização de curso de monitores ambientais.

Vinte escolas urbanas e rurais da Rede Municipal de Ensino participam da 3ª Gincana Ecológica, que visa recolher embalagens plásticas recicláveis e alertar para os prejuízos causados pela destinação incorreta dos materiais. 

A atividade teve início na última quarta-feira (22) e é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Educação e Serviços Urbanos.

Durante a gincana, são realizadas palestras sobre Educação e Sustentabilidade nas escolas participantes, além de atividades de coleta de embalagens plásticas recicláveis e atividades artísticas e culturais com temática ecológica enfatizando a importância do cuidar do planeta para a atual e as futuras gerações.

“A atividade tem como objetivo diminuir impactos ambientais nas unidades escolares e na comunidade, eliminando embalagens plásticas nocivas ao meio ambiente, e educar para uma cultura de reciclar e não degradar”, ressaltou a gerente da unidade de conservação do Horto Florestal e uma das coordenadoras da Semana do Meio Ambiente, Zilda Helena da Silva.

As palestras são ministradas por monitores do Horto Florestal e têm o objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente.

“Estamos visitando três escolas por dia e alertando os estudantes sobre a necessidade de reduzir a emissão de lixo e preservar o meio ambiente”, explicou Zilda.

Na próxima segunda-feira (27), será iniciado o curso de monitores ambientais, voltado para estudantes de áreas afins. O curso será realizado no Horto Florestal e inclui palestras sobre plantas do cerrado, educação ambiental, plantas medicinais, trilhas interpretativas, serpentes e recreação no meio ambiente, e será encerrado no dia 29.

As escolas vencedoras serão aquelas que recolherem o maior número de embalagens plásticas. A pesagem dos materiais será realizada no dia 4 de junho e no dia 5, às 14h, no Horto Florestal, serão entregues as premiações para os três primeiros lugares.

Doados pela empresa Agro Amazônia, os prêmios constituem-se em materiais esportivos, como bolas de futebol de campo, bolas de futsal, bolas de basquete, bolas de vôlei, rede de vôlei, bombas de ar e conjuntos de coletes para prática esportiva, que serão utilizados por todos os estudantes das escolas vencedoras. A empresa também irá oferecer lanches para os estudantes durante as palestras.

As embalagens arrecadadas serão doadas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que irá vendê-las e reverter os recursos para a instituição.

Programação estadual

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participará da programação estadual em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, cuja abertura será realizada na manhã do dia 5, na sede do Ministério Público Estadual.