Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

07 de Julho de 2011 12h45

Prefeitura de Cuiabá lança oficialmente Projeto Quadrante

07/07/2011

Ângela Jordão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá  lançou oficialmente, nesta quinta-feira (07/07), o Projeto Quadrante 2011. Iniciado em 2002, o Quadrante visa reduzir os índices de focos de incêndio no período da estiagem (julho a outubro), quando são inúmeras as ocorrências de queimadas urbanas.  

Irão atuar no Quadrante, 50 Brigadistas que receberam treinamento do Corpo de Bombeiros e de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Fundiários (SMAAF) e do Ibama. Para que o município atinja o índice de redução de focos de incêndio de 65% em relação a 2010, a Prefeitura de Cuiabá, além da contratação dos brigadistas, adquiriu uma série de equipamentos para auxiliar no combate as queimadas. Também foram alugados dois caminhões pipa e quatro caminhonetes, com tanque reservatório para dois mil litros de água.  

O lançamento do Quadrante foi realizado na sede da Diretoria de Meio Ambiente e Fiscalização da SMAAF, com a presença dos Brigadistas, que receberam o certificado de conclusão do curso, oficiais do Corpo de Bombeiros e técnicos da SMAAF. Os Brigadistas receberam treinamento durante um mês. O curso teve início no dia 06 de julho. Eles começaram a atuar desde o dia 01 de julho e estarão em atividade até 15 de outubro. Somente neste mês, os Brigadistas já atenderam a 29 ocorrências.  

A Prefeitura de Cuiabá  também está investindo em equipamentos de combate aos incêndios. Este ano, foram adquiridas quatro caminhonetes com bombas e capacidade para mil litros de água. Estas caminhonetes serão utilizadas nos locais de difícil acesso, onde os caminhões pipa não conseguem chegar.  

Os brigadistas contarão, ainda, com o auxílio de três caminhões pipa. Eles estarão distribuídos por cinco pontos estratégicos da cidade, para chegarem o mais rápido possível ao local da ocorrência.  

“A redução em 65% dos índices de queimadas urbanas está prevista no Pacto pela Redução das Queimadas, dentro do programa “Mato Grosso Unido Contra as Queimadas”. Integram o Pacto, o Governo do Estado (por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente-SEMA), as Prefeituras Municipais, o MPE, o Corpo de Bombeiros e a Delegacia do Meio Ambiente. Cuiabá foi o primeiro município de Mato Grosso a aderir ao Pacto”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Lécio Monteiro. 

O Tenente Coronel João Rainho Junior, Diretor Operacional Adjunto do Corpo de Bombeiros, explica que alguns dos núcleos dos Brigadistas funcionarão nas mesmas bases do Corpo de Bombeiros e que, dependendo do caso, os homens do Corpo de Bombeiros acompanharão os Brigadistas. “O trabalho dos Brigadistas é muito importante neste período. Eles auxiliam os 110 homens que o Bombeiros mantém na ativa na capital. É uma importante parceria com o município, em que montamos uma frente de trabalho no combate as queimadas”. 

O telefone para comunicar ou denunciar queimadas é o 193 - a ligação cairá no CIOSP - Centro Integrado de Operações em Segurança Pública de Mato Grosso que encaminhará para a base do Corpo de Bombeiros ou de Brigadistas mais próxima do local da ocorrência. Já o telefone da Prefeitura de Cuiabá para denúncias é o 0800-6475330 (horário das 08 às 18 horas).