Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

10 de Outubro de 2013 17h20

Prefeitura de Cuiabá inicia notificação de bares e lanchonetes

10/10/2013

Priscilla Vilela

Vinte e oito notificações foram aplicadas a bares e lanchonetes fiscalizadas na 1ª etapa da Operação Limpa Bares, iniciativa do Comitê Pró-Copa da Prefeitura de Cuiabá e realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, e polícias Civil e Militar.

A vistoria foi realizada na noite de quarta-feira (09) no bairro São João Del Rey, com intuito de diminuir o número de estabelecimentos comerciais que funcionam irregularmente, além de melhorar o atendimento ao consumidor com vistas à Copa do Mundo de 2014.

Ao todo, dezoito pontos comerciais foram fiscalizados, mas nenhuma multa foi aplicada até o momento. Os bares ou lanchonetes que receberam notificações terão prazo de 30 dias para resolverem as pendências. Essa ausência de penalidade, segundo o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Zidiel Coutinho, é uma postura adotada pela Prefeitura de Cuiabá como forma de primeiramente orientar os comerciantes.

“Na verdade o que queremos com isso é que as pessoas se regularizem. Além disso, as pessoas vão poder saber que estão frequentando um local regularizado e que não oferece riscos”, explicou.

A operação teve início nesta semana e deverá percorrer a maioria dos bairros de Cuiabá para tentar regularizar a situação dos comércios. Alvarás de publicidade, obras, entre outros requisitos para manutenção de comércio, foram verificados. Equipes de fiscalização de som da Poluição Sonora, vinculadas à Secretaria de Meio Ambiente, também participaram da operação.

O patrulhamento de fiscalização foi solicitado pela Polícia Militar, que relatou um grande aumento da criminalidade na região, pelo uso de alguns estabelecimentos comerciais como pontos de prostituição e tráfico. Em colaboração, a Secretaria de Meio Ambiente e os demais órgãos organizaram a intervenção, para reverter o quadro e oferecer à população a tranquilidade de frequentar locais regulares.