Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

05 de Junho de 2013 15h49

Prefeitura conta com o dobro de estrutura para combater queimadas

05/06/2013

Renata Neves

A Prefeitura de Cuiabá conta, este ano, com o dobro de estrutura para combater queimadas. Quarenta brigadistas já estão sendo treinados para conduzir os trabalhos em todo perímetro urbano e sete coordenadores acompanharão a execução dos mesmos. Além disso, quatro caminhões-pipa e caminhonetes serão utilizados para auxiliar no combate.

O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Carlos Maximo, durante abertura da 9ª Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público Estadual.  O evento acontece de 05 a 07 de junho e tem como lema “De gota em gota podemos salvar o planeta”.

Antonio Carlos Maximo também anunciou a criação da Diretoria de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que terá a missão de elaborar e executar projetos ambientais.

“Com isso, teremos capacidade de captar recursos para a execução de projetos de recuperação de áreas degradadas, de educação ambiental, de recuperação de córregos, de proteção de nascentes, entre outros”, salientou.

Por fim, destacou as medidas desenvolvidas cotidianamente pela Prefeitura de Cuiabá para garantir a preservação do meio ambiente.

“As ações de fiscalização promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente conseguem prevenir e abortar a prática de diversos crimes ambientais. Além disso, a partir da próxima semana serão reforçadas as fiscalizações de terrenos baldios na Capital, que são potenciais focos de incêndio. Cem fiscais serão designados para realizar os trabalhos”.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, José Lacerda, agradeceu a parceria da Prefeitura de Cuiabá e do Ministério Público Estadual e afirmou que trabalhar pela defesa do meio ambiente é uma questão de ética.

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Prado, destacou a importância da participação de todos para a preservação do meio ambiente. ‘Não podemos ficar alheios às queimadas e desmatamentos. Espero que essa iniciativa venha surtir efeito junto à população”.

CURSO DE MONITORES – Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura de Cuiabá promove nos dias 04, 05, 06 e 07 de junho o curso de monitores ambientais. 

O curso está sendo realizado no Horto Florestal, das 7h às 17h, e inclui palestras sobre plantas do cerrado, educação ambiental, plantas medicinais, trilhas interpretativas, serpentes e recreação no meio ambiente. Inicialmente previsto para ser realizado na semana passada, o curso foi adiado devido à greve dos motoristas de ônibus.