Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

04 de Abril de 2011 10h14

Prefeitura conclui 1ª etapa de retirada de famílias de área de risco do Córrego Gumitá

04/04/2011

Fabiola Gomes-Assessoria- SMAAF

Possuir um lugar seguro e digno é o desejo das famílias cuiabanas que viviam em situação subumana em ocupações irregulares a beira do córrego Gumitá na capital. No último sábado, dia (02-04), o que era sonho virou realidade com a entrega de 196 casas localizadas no condomínio Jonas Pinheiro, atrás do Centro Espírita Wantuil de Freitas, em ação das Secretarias Municipal de Habitação, Defesa Civil e Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários com a retirada das famílias de área de risco e deslizamento.  

Na verdade, essa ação está dividida em várias fases e trata-se de um processo de infra-estrutura urbana e assistência social que prevê a retiradas das famílias das áreas de risco, a canalização de córregos, a construção de novas moradias e o acompanhamento social das famílias. “É um projeto complexo que visa melhorar a qualidade de vida dos munícipes, com recursos do Sistema Nacional de Habitação e  Interesse Social, afirma o Secretário de Habitação, João  Emanuel.

O Prefeito de Cuiabá, Francisco Bello Galindo, está bastante satisfeito pela conquista.  Ele afirmou que seu governo segue o exemplo social, pois proporciona ao cidadão o pleno direito de exercer a cidadania com respeito e qualidade de vida. “Em Cuiabá as pessoas são respeitadas pelo governo que trabalha como um indutor de oportunidades por meio de uma administração participativa”, disse. “Onde as expectativas do povo são atendidas”, complementou.

Vale ressaltar que o próximo passo agora é a rearborização da área. O Secretário de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, ressaltou  que já está sendo feito o  monitoramento das áreas de risco e a fiscalização para que as áreas desocupadas não voltem a ser habitadas. “Além da fiscalização, a nossa Secretaria tem o papel de fazer o isolamento da área e colocar placas de identificação”.

Mais Informações:
3645-6101