Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

21 de Setembro de 2013 09h00

Prefeito Mauro Mendes aprova projeto de reforma do parque Tia Nair

21/09/2013

Renata Neves

O projeto de revitalização e ampliação do parque Tia Nair já foi aprovado pelo prefeito Mauro Mendes e a previsão é que sua execução seja iniciada em outubro. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a empresa Ginco Empreendimentos Imobiliários e irá resultar na ampliação de 43% da área do parque e na instalação de novos equipamentos de esporte e lazer.

Além de arcar com os custos do projeto executivo de reforma e ampliação, a Ginco doará R$ 300 mil para investimento nas obras. A ação será realizada para compensar os impactos ambientais gerados com a construção de empreendimentos imobiliários pela empresa.

Mauro Mendes afirma que a revitalização do local trará grandes benefícios à população. “Essa parceria vai transformar o parque em um espaço de convivência, lazer e turismo. Será uma opção a mais para os turistas que visitarem Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014”.

O presidente da Ginco, Julio Cesar de Almeida Braz, destaca a oportunidade de os cidadãos se manterem mais próximos da natureza. “Vamos investir na urbanização daquela região, e essa parceria visa dar mais opções de contato com a natureza e de lazer para os cuiabanos”.

O projeto de revitalização do parque prevê a construção de estações de ginástica, quadras poliesportivas, áreas para piquenique, estacionamento com 285 vagas, pista de Cooper, ciclovia, bicicletário, academia da terceira idade, praça do skate, mirante, playgroung, entre outros equipamentos.

O local contará com quatro núcleos: ambiental, de esportes, de lazer ativo e de lazer contemplativo.

Na avaliação do secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Carlos Maximo, que acompanhou todas as etapas de elaboração do projeto, as melhorias promovidas no parque o tornarão um dos mais completos espaços de lazer existentes na cidade.

“Hoje as pessoas, sobretudo as mais carentes, têm poucas opções de lazer. Após a reforma e ampliação, o parque Tia Nair suprirá essa falta, pois lá os visitantes poderão desenvolver uma série de atividades, além de estar em contato com a natureza”, observa.

O parque Tia Nair está localizado no bairro Jardim Itália, região Leste da cidade, e, após as obras, passará a contar com uma extensão de 20 hectares.