/

02 de Maio de 2011 15h55

Passeio fluvial reuniu a comunidade São Gonçalo Beira Rio

02/05/2011

Fabiola Gomes-Assessoria- SMAAF

Em Cuiabá (MT), na comunidade São Gonçalo Beira Rio, os devotos do Senhor Bom Jesus de Cuiabá celebraram o dia do trabalhador com o 1°  passeio fluvial nas águas do Rio Cuiabá. A procissão foi acompanhada por muitas pessoas, entre pescadores, moradores do bairro São Gonçalo Beira Rio,  secretários municipais, assessores da Prefeitura e fiéis compareceram para renovar os pedidos  ao santo protetor  dos  cuiabanos.

Na procissão fluvial barcos alinhados conduziam os fiéis a um passeio nas águas do Rio Cuiabá, onde através de um belo cenário de paisagem, receberam uma avaliação Ecológica Rápida - AER (Percepção do Ambiente em relação aos processos da degradação Ambiental, Erosões, Quebra de barranco, desmatamento da Mata Ciliar e controle da qualidade do ar pelos Educadores Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiário- SMAAF, e estudantes  do curso de Biologia da  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).     

A Capitania Fluvial teve o apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e da Marinha. “Esse dia é muito especial porque reúne toda a comunidade, o projeto prevê que o evento seja realizado todos os anos, nesta mesma data. E que possa reunir todas as Secretarias, e todos os devotos do Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, afirmou o Coordenador da Defesa Civil, Eldo  Gattas Orro.

Domingas Eleonor da Silva, fundadora do grupo de dança folclórica siriri Flor Ribeirinha da comunidade São Gonçalo Beira Rio, parabenizou o evento da Prefeitura. “Estou muito feliz hoje em ver a minha comunidade reunida, por meio da fé”.  Ao final da travessia os fiéis saíram em procissão até a igreja da Comunidade.