Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

23 de Agosto de 2013 18h00

Operação de combate a queimadas começa neste sábado em Cuiabá

23/08/2013

Evelyn Ribeiro

As ações que integram uma operação de combate às queimadas, começam neste sábado (24) em Cuiabá. A medida visa orientar e, inclusive, prender aqueles que forem flagrados ateando fogo em perímetro urbano. Esta prática é crime ambiental inafiançável.

A operação foi definida após uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa e Proteção Civil Municipal e Estadual e Delegacia de Meio Ambiente (Dema). Segundo levantamento da Defesa Civil, somente em agosto deste ano, 223 focos de incêndios foram registrados na Capital, número superior ao mesmo período do ano passado, quando foram atendidos 192 casos.

O coordenador da Defesa Civil, Oscar Amélito, explicou que o aumento das ocorrências está relacionado não somente ao número de registros, mas também ao reforço do efetivo, que passou de 30 para 40 brigadistas. “Muitos ainda não fazem sua parte, mas alguns fatores climáticos também contribuíram para a elevação dos focos de queimada. No entanto, o investimento da Prefeitura de Cuiabá este ano foi dobrado e consequentemente o trabalho ficará mais eficiente”, afirmou.

Maria Alice Barros Martins, delegada titular da Dema, avalia que a punição por meio da prisão ou a assinatura de um termo circunstanciado (TC) gera um efeito educativo. “Uma pessoa conduzida até a delegacia já sente o impacto e vai se responsabilizar. Temos que combater as queimadas agora, para que a ação tenha efeito preventivo”.

Reforço

A partir da próxima segunda-feira (26), as equipes de combate às queimadas contarão com o auxílio de duas aeronaves que devem facilitar na identificação dos focos em regiões de difícil acesso. Elas foram disponibilizadas pela Superintendência Estadual da Defesa Civil, sendo que uma delas possui capacidade para 3 mil litros e outra 1.900 litros de água.