Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

25 de Janeiro de 2011 15h00

Moradores resistem à desocupação de área de risco no Bairro Praeirinho

25/01/2011

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

Moradores do Bairro Praerinho, que residem próximo a Ponte Sérgio Motta no   sentido Coxipó da Ponte, Zona Leste  de Cuiabá, resistiram a uma tentativa de retirada das famílias que se encontram  em uma área de risco na tarde de sexta-feira (21-01). Segundo informou o assessor da Prefeitura de Cuiabá, Fábio Paulo Tonet, a área foi apontada no relatório da Diretoria de Meio Ambiente (DMA) como uma área de risco, com “nível elevado de inundação e solapamento”. A ação é considerada pela Prefeitura como um “processo de redução de riscos”.

70 famílias foram notificadas, sendo que 15 delas resistem a sair do local. Ainda conforme o assessor, as queixas dos moradores são quanto ao tamanho das casas que receberão da Secretaria Municipal de Habitação. O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, esclareceu que as demolições só serão realizadas após a entrega das casas prevista para os dia 28 e 29 de janeiro. “A cada entrega realizaremos a demolição. Homens da Defesa Civil acompanharão a operação, que prevê ainda a entrega de 70 casas”.   

Conforme o coordenador da Defesa Civil, José Pedro Ferraz Zanete, o município está fazendo um levantamento para saber quais são as áreas mais  castigadas com as chuvas. As famílias a serem desapropriadas serão cadastradas pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Ainda segundo o Coordenador, um Plano Preventivo da Defesa Civil em parceria com o Governo do Estado, será posto em prática, por meio de folders educativos, para orientação das famílias que vivem e trabalham em áreas de risco, planejamento e mapeamento.

O Secretário Adjunto da SMADES, Anildo Aparecido de Arruda, informou que já a remoção de famílias em risco ocorrerá quando for identificado um risco muito alto, com encaminhamento à Secretaria Municipal de Habitação. Qualquer munícipe que identifique sinais de risco é orientado a ligar para o Corpo de Bombeiros Militar, pelo telefone 193, que acionará a Defesa Civil Municipal.