Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

05 de Novembro de 2013 17h00

Moradores carentes de área invadida terão aluguel pago pela Prefeitura por três meses

05/11/2013

Euziany Teodoro e Carol Sanford

Do total de 78 "barracos" construídos irregularmente em duas áreas públicas do bairro Nova Esperança 3, em apenas nove deles havia famílias classificadas pela prefeitura como carentes. Todas elas serão contempladas com o ‘aluguel social’ pago pela Prefeitura de Cuiabá por três meses, prazo que terão para solucionar sua condição de moradia.

O prefeito Mauro Mendes determinou, logo após os moradores serem notificados para deixarem as áreas, no mês de maio, que um levantamento socioeconômico fosse feito para elencar as famílias que realmente carecem ajuda.

Essas famílias foram encaminhadas hoje (05) a um ginásio de esportes no bairro Tijucal, de onde serão transferidas até o fim da semana para as casas alugadas pela Prefeitura de Cuiabá.

Os móveis retirados das moradias destas famílias, assim como de todos os outros moradores, foram numerados, loteados e armazenados em um depósito oficial da administração municipal.

A moradora Tainá de Paula faz parte de uma das famílias que receberão ajuda através do aluguel social. Para ela, a situação já era esperada. "Já sabíamos, depois da notificação, que teríamos que sair. Agora contamos com a ajuda da Prefeitura para reerguer a nossa vida", disse ela.

Alexandro de Melo Oliveira também já havia sido notificado. Ele e a família se preparam para a mudança. "Agora é isso. Estamos contando com o prefeito Mauro Mendes e vamos começar tudo de novo", afirmou.

"A lei será cumprida, mas aqueles que realmente precisarem da ajuda da administração municipal, estes não serão abandonados. Vamos ajudar no que for possível", garantiu o prefeito Mauro Mendes.

Confira aqui as fotos da operação.