Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

05 de Novembro de 2010 12h39

Meio Ambiente recomenda limpeza de terrenos baldios

05/11/2010

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - Smades da Prefeitura de Cuiabá recebe em torno de 300 reclamações por mês de moradores que registram denúncias a respeito de terrenos baldios. A Smades alerta que a limpeza dessas áreas é responsabilidade do proprietário, conforme prevê o Código de Posturas do município. “Para evitar transtornos, é importante que o dono da área providencie a limpeza e a manutenção do local”, ressalta o Diretor da pasta de Gerenciamento Urbano, Jorge Roberto Ferreira da Cruz.

A falta de limpeza em terrenos baldios pode gerar problemas diversos em virtude do acúmulo de lixo e entulho e do crescimento do mato. Conforme alerta o Diretor da Prefeitura, esses fatores facilitam a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.  

Segundo o Diretor, uma grande preocupação nessa época do ano é a dengue. Com o verão e o aumento das chuvas, a situação fica ainda mais complicada. Por isso, a equipe de fiscalização da Smades vem fazendo mutirões em parceria com a Vigilância Sanitária  para  combater o mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti)  e também outros insetos  como o caramujo africano. A cada reclamação encaminhada à Secretaria, o primeiro passo é a localização do proprietário do terreno.  

Após a vistoria da área por um fiscal e, caso sejam constatadas irregularidades, o dono será multado. (As multas variam entre 6 mil à 50 mil dependendo da gravidade  da ação). O coordenador da pasta de Gerenciamento Urbano, José Maria Assunção, ressalta ainda, que são registradas reclamações de todas as regiões da cidade, incluindo do centro e de bairros nobres. Além do aparecimento de insetos, ratos, escorpiões, os vizinhos de terrenos baldios reclamam do mau cheiro e da presença de marginais ou usuários de drogas. “É importante que os proprietários se conscientizem e mantenham seus terrenos limpos”, alertou ele.

Mais Informações:
3645-6115

Denúncias: 3645-6110