/

07 de Junho de 2011 08h00

Mais de mil e duzentas crianças participam da Semana do Meio Ambiente no Horto Florestal

07/06/2011

Rosane Brandão/PMC

Dando continuidade as atividades da programação da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF), em parceria com empresa Agroamazônia, promoveu durante todo o dia de ontem (06-06) uma extensa programação no Horto Florestal Tote Garcia. Mais de mil e duzentas crianças de 20 escolas da rede pública (municipal e estadual) e particular de Cuiabá participaram das atividades.

A programação desta segunda-feira encerrou as atividades da Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 30 de maio e 06 de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A solenidade contou com a presença dos secretários adjunto de Meio Ambiente, Anildo Aparecido de Arruda, e de Infraestrutura, Paulo Borges Junior, e do Coordenador de Unidades de Preservação Ambiental da SMAAF, José Abel Nascimento, e da diretoria da Agroamazônia, Roberto Motta, Luiz Piccinin e Edson Keller.

No período da manhã, foram inauguradas150 placas informativas de árvores do horto, que foram distribuídas pelas trilhas. As placas foram doadas pela empresa Agroamazônia. Durante todo o dia, os alunos participaram de palestras educativas, trilhas, pintura facial e assistiram peças de teatro e exposição de animais taxidermizados, expostos pela Polícia Militar Ambiental. Também foram distribuídas mudas de plantas para as crianças.

Na oportunidade, Abel Nascimento ressaltou a importância do evento para sensibilizar os alunos quanto à  educação ambiental. “A realização de atividades neste espaço, que proporciona convívio com a natureza, contribui para chamar a atenção das crianças para a preservação ambiental e isso é muito positivo”, observou.

A abertura da Semana do Meio Ambiente foi no dia 30 na Praça Alencastro. Neste dia foram doadas cerca de 500 mudas de plantas para a população, exposição sobre prevenção da dengue, exposição de animais sinantrópicos, e de animais taxidermizados, sensibilização da população para o problema das queimadas urbanas e blitz educativa, com distribuição de mil lixo-car.

Nos dias 02 e 03 foram realizadas palestras para alunos do ensino médio, universitários e profissionais da área ambiental no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Antônio Cesário Neto. Cerca de 600 pessoas participaram das palestras.

O evento foi realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Centro de Educação Ambiental (CEAM), CEJA Prof. Antônio Cesário Neto, Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFE), Defesa Civil Municipal, Agroamazônia, Bioterra, Rede Cemat e Empaer-MT.