Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

01 de Dezembro de 2010 08h00

Horto Florestal promove atividades para crianças especiais

01/12/2010

Fabíola Gomes-Assessoria- Smades

Fechando as atividades do mês de novembro, o Horto Florestal Tote Garcia promoveu ontem (30-11) um dia especial para crianças da ONG Pestalozzi. Segundo a Coordenadora do Horto Florestal, Zilda Helena, o dia foi dedicado a 100 crianças especiais que participaram de teatro, brincadeiras educativas e muita solidariedade em parceria com a Agro Amazônia. 

Por meio de educadores ambientais e agentes da Agro Amazônia, essas crianças  terão  possibilidade de aprender sobre a vida  em uma área de  tão grande riqueza em fauna e flora  como  o Horto Florestal. “Esta é uma excelente conquista para as crianças e suas famílias. Representa o resgate do potencial da criança portadora de deficiência”, disse o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa.

Ainda segundo a Coordenadora do Horto Florestal, Zilda Helena, o parque funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h. Para agendar uma visita com excursão ou levar turma de escolas, o interessado deve ligar pelo número (65) 3313-3158.

Horto Florestal

O Horto Florestal Tote Garcia foi criado em 4 de fevereiro de 1953, está situado na zona sul da cidade de Cuiabá, à margem esquerda do rio Coxipó, na rua Balneário São João, sendo limitado pelas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio e pela rua Antonio Dorileo, com uma área aproximada de 15 hectares. O Horto Florestal já teve outras denominações como: Parque Florestal Municipal (Lei 529 de 2 de julho de 1960), Parque Zoobotânico (Lei 1953 de 14 de maio de 1982).

No horto é possível encontrar viveiro de mudas, local onde se produzem mudas de inúmeras espécies, em quantidades suficientes para atender à demanda da comunidade em geral. O local ainda abriga o centro de convivência (auditório) com infra-estrutura destinada às discussões públicas sobre as práticas conservacionistas, à educação ambiental, reuniões e treinamento. O bosque possui uma área florestal com predominância de espécies nativas, onde os objetivos são a proteção do solo, habitat para a fauna, produção de sementes, lazer contemplativo e educação ambiental.

Mais Informações:
3645-6101