Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

01 de Dezembro de 2011 13h00

Horto Florestal de promove a 9ª edição do Natal Especial

01/12/2011

Simone Seibert Ventura - SECOM: 3645-6054

 

O Horto Florestal de Cuiabá promoveu, na manhã desta quinta-feira (01-12), o “Natal Especial”, com a participação de crianças portadoras de algum tipo de deficiência. A entidade escolhida este ano foi o Centro Pedagógico de Ensino Especial (CENPER). Os professores deste centro são contratados e pagos pela Prefeitura de Cuiabá.

A gerente de Educação Ambiental do Horto Florestal, Zilda Helena da Silva, explica que ao longo do ano, cerca de 40 mil alunos passam pelo Horto e, para finalizar este ciclo, uma instituição filantrópica é escolhida para participar “recebemos poucos alunos com alguma deficiência, nos dias como o de hoje, fechamos o horto para visitação e convidamos uma entidade filantrópica que trabalhe com deficiência para vir até aqui participar dessa comemoração”, frisa.

Segundo Karina Alves, coordenadora de Educação Ambiental do Horto, este centro foi convidado porque não havia nenhuma programação para os seus alunos, visto que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) tem maior participação nestas ações. Para Karina é muito gratificante se envolver na organização de um evento como este: “É uma satisfação poder ajudar, contribuir para encantar essas crianças, damos o nosso máximo para sair o melhor possível”, explica.

A abertura do “Natal Feliz” foi marcada pela apresentação das crianças e adolescentes que integrantes do Siminina e, ao longo da manhã, os alunos participaram de atividades recreativas, pula-pula, receberam lanche e picolé e, simbolizando o Natal, a presença do Papai Noel.

De acordo com Eldo Orro, secretário Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, as expectativas para o evento são as melhores possíveis, “é importante abordar educação ambiental e se quisermos que o futuro seja diferente, devemos começar pelas crianças” ressalta. O secretário comenta que o Horto realiza este tipo de atividade o ano todo e para coroar o trabalho, promove o Natal Especial visando à integração das crianças com a sociedade.

Conforme Luciene dos Anjos Silva, coordenadora do CENPER, que trabalha com educação especial para deficientes intelectuais há 12 anos, as crianças ficam ansiosas, felizes e não vêem a hora de chegar o momento. Para quem faz parte da realização de um evento como este, é muito prazeroso e importante desenvolver uma boa educação com estas crianças “é engrandecedor fazer o bem e recebê-lo de volta, ver que os alunos evoluem a partir da educação com igualdade”, completa.

Participação dos alunos

Adriano Vinícius, morador do bairro Dom Aquino, conta que antes de fazer parte do CENPER, vendia salgado nas ruas de Cuiabá e que sua vida mudou bastante, “lá no centro eu brinco de carrinho, jogo futebol e, agora, tenho colegas e gosto dessa convivência, é um conjunto de coisas legais” diz.

Já para Dhaiatyman Kariene, que mora no Jardim Aeroporto (Várzea Grande), e também é aluna do Centro, “lá eu me sinto bem porque é um ambiente bom, sem poluição”, conta.

A abertura do evento contou com a presença dos secretários Eldo Orro, de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, e do Coronel Luís Fernando Cardoso, secretário adjunto de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

No fim do evento houve entrega de presentes e mudas de árvores para as crianças.