Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

02 de Agosto de 2013 15h27

Fiscais da prefeitura recebem capacitação para atuar no entorno da Arena Pantanal

02/08/2013

Renata Neves

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Comitê Pró-Copa, promoveu nesta quinta (01) e sexta-feira (02) curso de capacitação para 35 fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que atuarão na orientação e fiscalização de imóveis e estabelecimentos do entorno da Arena Pantanal e área central de Cuiabá a partir da próxima terça-feira (06).

Durante a capacitação foram abordados temas relacionados ao Código de Posturas do Município, como as regras para uso e ocupação do solo urbano, veiculação de propaganda e publicidade em fachadas, entre outros.

O assessor de mobilidade urbana da Secopa, Rafael Detoni, apresentou aos fiscais informações referentes à mobilidade urbana, zona de restrição veicular no entorno da Arena, recomendações e exigências da Fifa. Em seguida, o assessor especial da Pasta, Oscemário Daltro, falou sobre os investimentos que a Capital mato-grossense receberá com a Copa do Mundo de 2014 e os legados para a população.

A ação faz parte do projeto Cuidando da Minha Cidade, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Secopa, que visa garantir a mobilidade, acessibilidade, limpeza e boa aparência da Capital com vistas à Copa do Mundo de 2014. Outros projetos também estão em fase de elaboração para garantir a melhoria do visual da cidade.

Inicialmente, a atuação dos fiscais ocorrerá no quadrilátero compreendido entre as ruas Jornalista Alves de Oliveira, São Sebastião, Senador Metelo e Avenida Miguel Sutil. Posteriormente, será ampliada para a área central da cidade.

Além de orientar moradores e proprietários de imóveis e estabelecimentos da região, os fiscais emitirão notificações quando os mesmos estiverem descumprindo a Legislação Municipal, no que se refere à limpeza de terrenos, construção e adequação de calçadas, construção de muros em terrenos baldios, adequação de fachadas e outros itens.

Para o coordenador do Comitê Pró-Copa e da Câmara Temática de Mobilidade Urbana e Melhoria do Visual da Cidade, Secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, “a participação efetiva da Prefeitura Municipal de Cuiabá é fundamental, pois muitas ações são inerentes e afetas estritamente ao Município, daí a importância do envolvimento maior e efetivo das secretarias municipais na preparação da Copa do Mundo”.

Segundo o prefeito Mauro Mendes, “as ações que ainda precisam ser feitas são determinantes para o sucesso ou fracasso do evento Copa do Mundo de 2014”.

A parceria com a Secopa visa melhorar a estrutura da fiscalização da prefeitura nestas operações, através da aquisição de tablets para atuação em campo, computadores e apoio logístico.