Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

18 de Março de 2011 17h30

Empresários são responsáveis pelo plantio de árvores em calçadas

18/03/2011

Fabiola Gomes/Assessoria- Smaaf

Raros são os locais na metrópole cuiabana onde a natureza consegue retomar o espaço ocupado por nossas construções. A área central de Cuiabá é um desses locais onde na maioria não se vê árvores plantadas nos passeios públicos. O problema é que muita gente evita ter uma em frente sua casa ou empresa para não ter que limpar as folhas que caem, não ceder estacionamento a quem busca sombra e nem correr o risco de escolher a espécie errada e acabar com a calçada quebrada. 

Em Cuiabá a Lei 004/92 (Art. 273),compete ao proprietário do terreno zelar pela arborização e ajardinamento existente na via pública, em toda a extensão da testada de seu imóvel. “ È lei municipal que cada estabelecimento comercial tenha uma árvore em sua calçada, entretanto uma boa parte dos empresários descumpre a medida. Para garantir o cumprimento da lei a Prefeitura está notificando quem está em desacordo”, salientou o Diretor de Fiscalização, João Rodrigo Ezequiel.

Junto às notificações é marcada uma audiência de conciliação junto ao Juizado Volante Ambiental (Juvam) estabelecendo um prazo para o plantio. “É uma lei, e quem não cumprir é penalizado”, explica o fiscal de Terrenos Baldios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF), Antonio Carlos de Oliveira. 

Para evitar que seja escolhida uma espécie que cause danos á tubulação de água e á própria calçada são indicadas as espécies que devem ser plantadas. “Pata de Vaca, Ipê, Oiti e Flamboyant são algumas das espécies indicadas, por terem as raízes curtas. Já a fícus está proibida porque acaba arrebentando as calçadas”, orienta Oliveira. 

As mudas são distribuídas gratuitamente no Departamento de Parques e Jardins (DPJ), contatos (3313-3157), e no local também são dadas instruções de como plantar e cuidar da árvore.

Para o Secretário de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, a idéia é oferecer maior tranquilidade a todos que precisam andar pelos passeios públicos nos mais diversos pontos da cidade. Se todos cumprirem sua parte em alguns anos o ar estará melhor, haverá sombra para pedestres e veículos, e a cidade estará mais bonita.  

Mais Informações:
3645-6101