Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

06 de Novembro de 2013 14h26

Desocupação trouxe alívio e segurança, afirmam moradores do Nova Esperança 3

06/11/2013

Ana Assumpção

Após quase um ano convivendo com vizinhos “invasores”, os moradores do bairro Nova Esperança 3 comemoraram a reintegração de posse de duas áreas públicas na região.

“Agora teremos tranquilidade, privacidade e, principalmente, segurança. Diariamente éramos ameaçados pelos grileiros por causa das denúncias de invasão e por causa da decisão judicial”, afirmou a dona de casa T. R., moradora há 12 anos do bairro Nova Esperança 3.

A residência da dona de casa fica em frente a uma das áreas invadidas. Constantemente ela testemunhava pessoas acampadas no local fazendo instalações ilegais de água e energia, além de utilizar nomes de políticos e advogados para especular sobre a área.

“Alguns se consideravam donos do terreno e diziam com orgulho que iriam ganham muito dinheiro com a venda dos lotes, porque contavam com a ajuda de ‘fulano’ ou ‘beltrano’. Eram poucas as famílias que estavam ali porque realmente não tinham outro lugar para morar. A maioria era gente que já tinha outra casa e tinha até quem andava de caminhonete nova”, disse ela.

A cabelereira M.L.A. também se diz aliviada com a reintegração da posse. “Era uma favela na porta da minha casa, formada por pessoas que não sabíamos quem eram, nem quais suas intenções. Eles sabiam que o terreno é público e que estavam fazendo vandalismo com um bem que pertence a todo mundo do bairro. Outro prejuízo que essa invasão trouxe foi a desvalorização dos imóveis”, afirmou ela.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Nova Esperança 3, Josuel Ribeiro, o alívio chegou para todos que residem no bairro. “Agora as áreas serão devolvidas à Prefeitura de Cuiabá e serão destinadas a obras em benefício dos legítimos moradores”, afirmou.

Um dos terrenos será utilizado para a construção de uma escola municipal com 12 salas de aulas. A verba será do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O outro terreno, que é uma área de preservação permanente, será revitalizado.

REINTEGRAÇÃO DE POSSE – Do total de 78 famílias que ocupavam inicialmente os locais, apenas nove foram consideradas carentes e não possuíam imóveis próprios, conforme cadastramento realizado pela Secretaria Municipal de Cidades, em agosto deste ano. As demais famílias têm imóveis próprios ou podem se mudar para a casa de parentes.

Durante a operação para reintegração de posse, no entanto, constatou-se que muitas já haviam abandonado os locais da invasão e retornado para suas casas, pois 34 casas já estavam vazias.

As famílias que ainda estavam nas áreas públicas tiveram a mudança realizada pela Prefeitura de Cuiabá. Aquelas que tinham para onde ir foram deslocadas, junto com a mudança, para o local desejado.

 

Já as que não quiseram ir para a casa de parentes estão em um acampamento provisório montado no ginásio do bairro Tijucal. Elas receberam alimentação e passaram por um novo cadastro, sendo habilitadas a receber o aluguel social pela administração municipal.

Cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas na operação de reintegração de posse: Membros do Judiciário, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, de Cidades, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, de Governo, de Comunicação, Procuradoria Geral do Município, além de técnicos da Rede Cemat e da CAB Cuiabá.