/

14 de Outubro de 2011 11h28

Defesa Civil de Cuiabá inicia ações preventivas para período chuvoso

14/10/2011

Sandrine Gahyva - Secom Cuiabá: 8445-2866

Até o final de 2011, cerca de 1.200 famílias de Cuiabá serão retiradas, pela Defesa Civil do Município, das áreas de risco e vulnerabilidade. Aproximadamente 600 delas já foram transferidas para suas novas residências, proporcionadas pelo Programa Habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A ação visa prevenir e reduzir os riscos que a população corre com o início das chuvas.

Paralelamente as retiradas das famílias, para conter as situações de anormalidade decorrentes do período chuvoso, a Defesa Civil de Cuiabá iniciou ações nos 1.373 hectares (ha) de área de risco existentes na capital. A atuação será mais incisiva nas regiões as margens dos Rios Manso, Cuiabá, e principalmente nos 26 córregos da capital.

“A ação nos córregos é uma prioridade, visto serem eles os maiores causadores de inundações na cidade, em decorrência do lixo jogado nos locais”, revela o coordenador da Defesa Civil do Município, José Pedro Zanetti.

O coordenador explica ainda que, após a remoção das famílias, é feita a derrubada das casas, a limpeza, em seguida o cercamento para depois iniciar a recuperação da mata ciliar. “Mesmo com todo esse cuidado, as famílias são proibidas a retomar aos locais, pois continuam apresentando riscos de moradia”, pontua.

Parceria

Para que todas essas ações surtam os efeitos desejados e atinjam o maior número de famílias, a parceria da Defesa Civil de Cuiabá e a de Várzea Grande, com a Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso e Corpo de Bombeiros, é determinante. Por isso, estes órgãos comemoram nesta sexta-feira (14-10) o encerramento da Semana Estadual da Defesa Civil, na Praça Alencastro, das 8h às 17h.

A Defesa Civil de Cuiabá  está presente com quatro estandes, sendo exibidos o trabalho da Defesa Civil Municipal, os equipamentos do Projeto Quadrante, apresentações de campanhas educativas sobre queimadas, chuvas e dengue.

Conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (Smaaf), Eldo Orro, o objetivo das exposições e apresentações na Praça é de mostrar a população todo o trabalho que a Defesa Civil desenvolve junto à comunidade. “Muitas pessoas não sabem o que o órgão faz. Além das situações de emergência, a Defesa atua na prevenção, preparação, recuperação e reconstrução em situação de anormalidade”, explica.

A dona de Casa, Vera Evangelista, adorou a exposição na Praça Alencastro. Segundo ela, é muito bom saber que a população tem um órgão, o qual pode contar nas situações de emergência. “Ainda mais que vivemos em uma cidade rodeada de rios e diversos córregos”, frisa.

Projeto Quadrante

Outro projeto importante da Defesa Civil de Cuiabá é o Projeto Quadrante. A ação visa reduzir os riscos de focos de incêndio, principalmente no período de estiagem (julho a outubro), quando as queimadas urbanas ocorrem com maior frequência. Em 2011,  a Brigada foi integrada por 50 homens que receberam treinamento do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (Smaaf) e do Ibama.