Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

14 de Julho de 2010 08h00

Combater queimadas é foco de projeto da Secretaria de Meio Ambiente

14/07/2010

Fabiola Gomes-Assessoria/Smades

O mês de julho costuma ser um período de alto índice de queimadas. Infelizmente este é um quadro que já se tornou habitual para os mato-grossenses, em que o período de ar seco, com muito vento, excesso de poeira e muita fumaça causa graves problema à população. Em parte, tal situação deriva do modelo de exploração econômica no campo, que ainda utiliza a queima como técnica de limpeza de terrenos para o plantio. E, como se sabe, nas áreas urbanas muita gente ainda lança mão do fogo para limpar quintais ou terrenos baldios, além da sempre preocupante queima do lixo.

Atenta a este problema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) já começou o seu trabalho de combate às queimadas urbanas de 2010, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.   Em sua 9ª Edição, o Projeto Quadrante tem atividades de base e já se encontra em andamento, atendendo a ocorrências como a do incêndio ocorrido no Morro de Santo Antônio, na semana passada, como informa o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto. 

“O Quadrante atua hoje na Capital com dez brigadistas da Prefeitura de Cuiabá, que servem de apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. A Prefeitura aguarda ainda quatro caminhões que serão disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros, assim como estão sendo capacitados mais 20 brigadistas para atuarem junto ao projeto”, explicou o secretário. 

Iniciado em 2002, o Projeto Quadrante tem a finalidade de diminuir uma grande demanda reprimida na época da estiagem, quando acontecem muitos focos de queimadas urbanas. É neste período que são lançadas na atmosfera grandes quantidades de gases tóxicos que provocam males respiratórios principalmente em idosos e crianças e em médio prazo que contribuem ainda para o aquecimento global, no chamado “efeito estufa”.

A opinião do Secretário Archimedes Lima Neto é que a divulgação do problema tem feito crescer, em muito, a demanda da população para com este serviço de prevenção e combate às queimadas urbanas. “E a determinação da Secretaria é justamente no sentido de aumentar cada vez mais o conhecimento e a participação da comunidade para minimizar este mal que tanto aflige a todos os habitantes da Capital”, observou o secretário.

“Venha somar-se a nós neste esforço, denunciando ocorrências de focos de incêndio em Cuiabá através do 193 e do Disque-denúncia 3645-6110’, pontuou.


Mais Informações:

3645-6101