Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

06 de Junho de 2011 17h44

Brigadistas recebem treinamento para combater queimadas urbanas em Cuiabá

06/06/2011

Rosane Brandão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF) e da Defesa Civil Municipal, iniciou na tarde desta segunda-feira (06-06) o Curso de Formação de Brigadistas, profissionais que combaterão as queimadas urbanas de Cuiabá. A solenidade de abertura do curso ocorreu no parque Massairo Okamura e contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil Estadual.

Aproximadamente 50 homens receberão o treinamento, que terá carga horária de 40 horas (de 06 a 10-06) e será ministrado pelo Corpo de Bombeiros. A entrega de certificado está prevista para o dia 15 de junho. O combate às queimadas urbanas integra o Projeto Quadrante, que será realizado no período de 13 de junho a final de outubro.

Segundo o coordenador de Defesa Civil de Cuiabá, Eldo Orro, os trabalhos de combate a queimadas serão feitos em parceria com os brigadistas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estadual. A equipe manterá plantão em pontos específicos de Cuiabá, tendo a disposição um suporte de combate a incêndios, como caminhões pipa, carro bomba e outros equipamentos. Para tanto, serão montadas seis brigadas, uma em cada sede do Corpo de Bombeiros - Verdão, CPA, Morro da Luz e Coxipó (parque Zé Bolo Flor) -, e nos Parques Tia Nair e Massairo Okamura.

Eldo Orro ressalta ainda, que os locais em Cuiabá mais propícios às queimadas são os parques, como Morro da Luz e a reserva que fica ao lado do Mãe Bonifácia. “Por isso, estamos colocando reforço em todas as regiões da cidade”, observa o coordenador, acrescentando que a Defesa Civil de Mato Grosso vai colocar à disposição para os trabalhos cinco aeronaves para todo o estado, sendo duas para a baixada cuiabana.

Projeto Quadrante - Este ano o projeto chega a sua 10ª edição. Iniciada em 2002 a ação visa reduzir a demanda reprimida na época da estiagem, quando acontecem muitos focos de queimadas urbanas. “É neste período que são lançadas na atmosfera grandes quantidades de gases tóxicos que provocam males respiratórios principalmente em idosos e crianças e, em médio prazo, que contribuem para o aquecimento global - o chamado ‘efeito estufa’, explica o secretário de Meio Ambiente de Cuiabá, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa.

Os meses de junho a outubro constituem o período em que se verifica um alto índice de queimadas, seja no campo ou nas cidades. Infelizmente este é um quadro que já se tornou habitual para os mato-grossenses, em que o período de ar seco, com muito vento, excesso de poeira e muita fumaça causa graves problemas à população. Nas áreas urbanas, muita gente ainda lança mão do fogo para limpar quintais ou terrenos baldios, além da sempre preocupante queima do lixo.