Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

16 de Setembro de 2013 14h25

Brigada de Cuiabá já atendeu mais de 340 ocorrências de queimadas

16/09/2013

Renata Neves

De agosto até a primeira quinzena de setembro, a Brigada de Incêndio de Cuiabá atendeu mais de 340 ocorrências de queimadas urbanas. Neste mesmo período, foram aplicadas 285 multas e três pessoas foram detidas por prática de incêndio criminoso. Desde 24 de agosto, a Brigada de Incêndio de Cuiabá trabalha em parceria com a Delegacia de Meio Ambiente (Dema).

O coordenador de Defesa Civil do Município, Oscar Amélito, faz um alerta para a importância da conscientização das pessoas, a fim de evitar prejuízos ao meio ambiente e à saúde.

“As pessoas devem estar cientes de que não podem praticar queimadas e devem denunciar quando presenciarem alguma”, diz.

Em agosto de 2013 foram atendidas 268 ocorrências, enquanto no mesmo período do ano passado foram 145 casos. Segundo o coordenador, o aumento do número de ocorrências se deve a elevação da temperatura, somado à baixa umidade relativa do ar, e à grande quantidade de massa orgânica, gerada pela grande chuva ocorrida no mês de julho.

Oscar Amélito acrescentou ainda que a proibição de queimadas na área urbana é válida durante todo o ano. Na zona rural, o período proibitivo terminou hoje (16).

Na última sexta-feira (13), um grande incêndio foi registrado em uma empresa localizada no bairro Jardim Vitória. De acordo com o coordenador do setor de terrenos baldios e calçadas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos de Oliveira, o proprietário da empresa foi multado em R$ 262.560,00 e deverá prestar esclarecimentos sobre a prática de crime ambiental ao Ministério Público Estadual.

Como a maioria dos focos de queimadas na área urbana ocorre em terrenos baldios - que acumulam lixo e entulho, Antônio Carlos ressalta a necessidade de mantê-los limpos.

“Os proprietários de terrenos devem respeitar a legislação, que determina que eles os mantenham sempre limpos, em qualquer período do ano. O cuidado nesse período, no entanto, deve ser ainda maior, já que o fogo se espalha com facilidade por conta da alta temperatura e do clima seco”, orienta.

Reforço – Para combater os incêndios, a Defesa Civil de Cuiabá teve o seu efetivo ampliado de 30 para 40 brigadistas. Além disso, a Superintendência Estadual da Defesa Civil disponibilizou duas aeronaves para auxiliar na prevenção e combate às queimadas na Capital.

Denúncias – As denúncias referentes a focos de queimadas podem ser feitas através do 193. Já para denunciar a má conservação de terrenos baldios, os cidadãos podem ligar no 3616-9614 ou 8445-7222, das 8h às 18h.

Danos causados pelas queimadas – O aumento dos focos de queimadas resulta no aumento da incidência de doenças respiratórias, que tem como principais vítimas crianças e idosos.

Outro problema é o aumento da temperatura na região onde são detectados os focos de incêndio, que acaba elevando muito o desconforto das pessoas.

Já ao meio ambiente, os problemas mais graves são: Degradação do solo, morte de animais e da vegetação, principalmente quando o fogo ocorre nas áreas verdes e nas Áreas de Preservação Permanente (APP).