Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

15 de Dezembro de 2010 15h00

Aumenta o combate ao mosquito da dengue no período de chuvas

15/12/2010

Fabiola Gomes-Assessoria- Smades

 A Prefeitura de Cuiabá mantém parceria com a comunidade para combater a o risco de epidemia da Dengue, cuja preocupação aumenta no período das chuvas. O mutirão “Todos Contra a Dengue”, realizado pela Prefeitura e Secretarias municipais já passou pelas quatro regionais da capital. Nesta quarta e quinta-feira (15/16) o mutirão atende os bairros Altos da Glória, Três Barras, Jardim Umuarama, Tijucal setor IV, Pedregal, Barro Duro, Capão do Gama e Cohab Nova.      

Segundo o gerente de Terrenos Baldios, da Secretaria de Meio Ambiente, Antônio Carlos de Oliveira, uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde prevê a realização, durante o mês de dezembro, de arrastões na capital.  “A população deve ficar atenta nesta época de chuvas para o combate ao mosquito da dengue. O mosquito se prolifera em locais com água parada e com muitos entulho, como terrenos baldios. Só no mês de novembro a Secretaria contabilizou 61 notificações contra terreno baldio, 11 notificações de construção de calçada irregular e duas por corte irregular de árvores ”, informou ele.

O Diretor da pasta de Gerenciamento Urbano, Raymundo Ferreira Souza Filho,  informou  que as autuações contra terrenos baldios valem por cinco anos. "Quem colocar em risco a saúde coletiva pode ser alvo de multa, se não sanar a irregularidade dentro do prazo dado pelo poder público", frizou. Além disso, o proprietário que não deixar o terreno limpo e cercado recebe uma notificação e tem 30 dias para resolver o problema. Depois desse período, os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente retornam ao local para uma nova vistoria. Caso o espaço não esteja em ordem, é emitido o auto de infração.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lécio Victor Monteiro da Silva Costa, é aconselhável que os proprietários se antecipem às denúncias e a ação das equipes de fiscalização, verificando os imóveis ao menos uma vez por mês. Entre as grandes dificuldades para se combater esta epidemia, é a procura pelos proprietários dos terrenos, por desconhecimento do seu endereço particular.

”O Cadastro de terrenos novos na Prefeitura é elaborado por meio do endereço particular do proprietário. A população é a maior aliada da Prefeitura para manter a ordem e a limpeza na cidade, e prevenir doenças como a dengue. Os terrenos baldios são fiscalizados pela Diretoria de Gerenciamento Urbano e as irregularidades podem ser denunciadas pelo telefone 3645-6110. A população também pode ajudar, não jogando lixo nos terrenos baldios. Faça também a sua parte”, exortou o secretário.

Cuidados com a Dengue:

Não deixar utensílios como baldes, carrinhos de mão, pneus, tampas, latas e garrafas a céu aberto.

A Limpeza do terreno deve incluir:

Roçar ou capinar

Remover os entulhos e o lixo existente

Manter a calçada (passeio) limpa, conservada e com condições de trânsito para o pedestre

Drenar (quando necessário) e  cercar o imóvel

Evitar que o local se torne viveiro de ratos e insetos

Denúncias de Terrenos Baldios: 3645-6110

Mais Informações:
3645-6101.