Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

24 de Agosto de 2011 09h19

Alunos do 1° Curso de Agente Ambiental Mirim recebem certificado de Formação

24/08/2011

Fernanda Braga Peixoto/Ângela Jordão

Os alunos da primeira turma do Curso de Formação de Agentes Ambientais Mirins receberam, na ultima sexta-feira (19-08), o certificado de formação, em cerimônia  no auditório da Famato. O objetivo do curso é preparar crianças e  adolescentes para que sejam capazes de atuar como cidadãos, contribuindo para a melhoria do meio em que vivem. São trabalhados temas como a importância do reflorestamento para o Meio Ambiente, as conseqüências do desmatamento como a destruição da biodiversidade, erosão e empobrecimento dos solos, enchentes e assoreamentos dos rios, elevação das temperaturas e desertificação.

O público alvo do curso são os alunos com idade entre 9 a 17 anos, da rede pública de ensino estadual, municipal e rede privada de ensino. Este treinamento é  promovido em parceria pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários de Cuiabá (SMAAF) com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, e forma, a cada turma forma, uma media de 70 alunos.

Os Agentes Ambientais Mirins aprenderam sobre diversos assuntos, como por exemplo a importância do jovem no Meio Ambiente; o tráfico de animais silvestres; o aquecimento global e os efeitos na camada de ozônio;  efeito estufa; fauna, flora e biomas de Mato Grosso; noções de primeiros socorros; importância da água; coleta seletiva e reciclagem; recursos naturais renováveis e não renováveis; área de preservação e noções de Legislação

Os alunos selecionados para a segunda etapa receberam a farda e já começaram o curso. O curso de Formação de Agentes Ambientais Mirins é realizado todos os sábados das 13:00 as 17:00 horas, no Horto Florestal Tote Garcia (Horto de Cuiabá).

Para o Coordenador de Educação Ambiental da Polícia Militar e Coordenador do Projeto Agente Ambiental Mirim, Benedito Jorge Teixeira (Cabo Teixeira), “é muito gratificante receber estes jovens, que desde pequenos estão preocupados com o meio ambiente, principalmente com a melhoria do meio em que vivem”.