04 de Junho de 2013 17h22

9ª Semana do Meio Ambiente começa nesta quarta-feira

04/06/2013

Renata Neves - 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá participa, a partir desta quarta-feira (05), da 9ª Semana do Meio Ambiente. Promovido em parceria com o Governo do Estado e o Ministério Público Estadual em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento acontecerá de 05 a 07 de junho e, este ano, tem como lema “De gota em gota podemos salvar o planeta”. A abertura será às 8h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.

Para o secretário de Meio Ambiente de Cuiabá, Antonio Carlos Maximo, a 9ª Semana do Meio Ambiente será importante para conscientizar a população sobre a necessidade da preservação ambiental. O secretário destacou ainda o empenho da prefeitura para alcançar tal objetivo.

“Para garantirmos dedicação ainda mais especial ao tema, o prefeito Mauro Mendes determinou a criação da Diretoria de Gestão Ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com isso, será possível desenvolvermos mais projetos visando ao desenvolvimento sustentável da cidade”, disse.

Na programação está prevista a assinatura do protocolo de atendimento às emergências químicas no Estado de Mato Grosso, além de apresentações culturais, palestras, mesas-redondas, amostras e exposições de fotografias e projetos.

Membros da Brigada de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas de Cuiabá estarão na sede da Procuradoria-Geral apresentando o trabalho desenvolvido na Capital.

GINCANA – Das 8h às 12h, o Horto Florestal, sob gestão da prefeitura, estará aberto à visitação da comunidade. Às 14h, no Horto Florestal, será divulgado o resultado da 3ª Gincana Ecológica sobre Educação e Sustentabilidade, da qual participaram vinte escolas urbanas e rurais da Rede Municipal de Ensino.

A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Educação e Serviços Urbanos e teve como principal objetivo recolher embalagens plásticas recicláveis e alertar os estudantes para os prejuízos causados pela destinação incorreta dos materiais.

Além da coleta das embalagens, durante a gincana foram realizadas palestras sobre Educação e Sustentabilidade nas escolas participantes e atividades artísticas e culturais com temática ecológica enfatizando a importância do cuidar do planeta para a atual e as futuras gerações.

Na tarde de quarta-feira (05) haverá ainda no Horto Florestal apresentação de teatro e dança feita por estudantes das escolas participantes da gincana, além de oficina de pintura facial com temáticas ambientais, brincadeiras lúdicas e trilhas interpretativas.

CURSO DE MONITORES – Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura de Cuiabá promove nos dias 04, 05, 06 e 07 de junho o curso de monitores ambientais.

O curso está sendo realizado no Horto Florestal, das 7h às 17h, e inclui palestras sobre plantas do cerrado, educação ambiental, plantas medicinais, trilhas interpretativas, serpentes e recreação no meio ambiente. Inicialmente previsto para ser realizado na semana passada, o curso foi adiado devido à greve dos motoristas de ônibus.

Confira aqui a programação completa da 9ª Semana do Meio Ambiente.