Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável /

20 de Setembro de 2010 11h00

22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro

20/09/2010

Fabiola Gomes/Assessoria- Smades

Conforme a imprensa brasileira e internacional tem divulgado, o Dia Mundial Sem Carro tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a dependência que o mundo aceitou ao utilizar carros para tudo. Usar o ônibus, a bicicleta ou simplesmente andar tem se tornado ações cada vez menos freqüente no dia a dia, observam alguns analistas, opções que poderiam ajudar em muito o meio ambiente, já aponta a ala ecologista:

"As pessoas simplesmente perderam o hábito de fazer uma mera caminhada, de se olhar nas ruas, pois estão com medo da violência e da agressividade do mundo moderno.

Violência que está intimamente ligada ao isolamento que a sociedade do automóvel alimenta", afirma o secretário Archimedes Neto (Meio Ambiente - Cuiabá). 

Para que o Dia Mundial Sem Carro tenha conotação de importância real aos ganhos ambientais que efetivamente proporciona,  Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Smades aderiu 100% ao movimento. Tanto que ele acontecerá neste dia 22 de setembro, com envolvimento maciço de várias entidades que trabalham a área ambiental no Município e Estado, estratégia de divulgação que vem sendo apoiada por um número crescente de cidades em todo o mundo, salientam os organizadores.

A intenção desta mobilização ecológica, conforme o secretário Archimedes Pereira Lima Neto, é evitar o uso do carro particular por um dia, a fim de estimular a utilização de outros transportes na preservação do meio ambiente: “Como alternativa, este movimento propõe a reconversão das cidades para favorecer meios sustentáveis de mobilidade, e assim elege a bicicleta e os meios de transporte coletivos como expressão da sustentabilidade. Com  as cidades tendo um trânsito mais calmo, as pessoas tenderiam a caminhar mais, resgatando espaços públicos e alcançando um novo conceito de qualidade de vida".

A futura ação já está incluída no calendário da Smades, informou Archimedes. "Esperamos que boa parte da população possa participar. Toda minha agenda desta quarta-feira será cumprida assim como no ano passado, quando utilizei a bicicleta como meio de transporte. Por sinal, muito eficiente e saudável”.