Habitação e Regularização Fundiária /

01 de Fevereiro de 2013 18h14

Prefeitura inicia Grupo de Trabalho para executar política habitacional

01/02/2013

Ana Assumpção – (65) 8453-6954

A Prefeitura de Cuiabá promoveu nesta sexta-feira, dia 1º, a primeira reunião do Grupo de Trabalho para Políticas Habitacionais de Cuiabá. O objetivo do encontro foi iniciar discussões sobre o desenvolvimento urbano sustentável e adequado da capital. 

Segundo o secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista Fernandes, a questão da habitação exige um diálogo aproximado e intenso entre órgãos públicos e privados. “Vamos trabalhar de forma alinhada com a política nacional, sempre respeitando os interesses públicos. Além de viabilizar residências para quem precisa, nosso foco também será a regularização de áreas ocupadas ilegalmente”, definiu. 

Suelme adiantou que para este ano está prevista a entrega de 3.330 unidades habitacionais em Cuiabá - e ressaltou ainda que a doação de habitações será feita de forma criteriosa e sempre respeitando a legislação. “Em conjunto com outros órgãos, como a Secretaria Assistência Social, iremos fazer um diagnóstico social detalhado e, de forma adequada, atender essas famílias. Outra preocupação é a preocupação dos locais em áreas de risco. Nosso trabalho deverá ser adequado a nossa realidade e racional”, afirmou. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Lamartine de Godoy, completou que há a necessidade de rever o Plano Diretor de Cuiabá. “Apesar de ter sido elaborado em 2007, muitas mudanças ocorreram. Devemos revisar esse documento tão importante para o crescimento organizado e digno da nossa cidade”. 

O Grupo de Trabalho irá elaborar uma agenda constante de reuniões para executar ações, programas e serviços voltados para habitação. Participaram do encontro representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano, Meio Urbano, Assistência Social, Trânsito e Transportes Urbanos, Câmara dos Vereadores, Sanecap, CAB, Sanecap, Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, de Arquitetura e Urbanismo, de Assistência Social, Federação Mato-grossense de Bairros, UFMT, Unic, Univag e Caixa Econômica Federal.