Habitação e Regularização Fundiária / Área de Risco

20 de Março de 2014 15h50

Prefeitura faz limpeza em área de risco do córrego do Barbado

20/03/2014

CAROL SANFORD

Michel Alvim

A Prefeitura de Cuiabá realizou na quarta-feira (19) o trabalho de limpeza das margens de um trecho do córrego do Barbado, no bairro Castelo Branco. Foram retirados entulho, lixo e móveis do leito do córrego.

Quatro casas desocupadas, que ficavam nas margens do córrego, foram demolidas para aumentar o perímetro de vazão e melhorar o escoamento das águas.

No local, considerado de risco pela Defesa Civil do Município, vivem 25 famílias, que já estão inscritas nos programas sociais da prefeitura e, nos próximos meses, receberão unidades habitacionais no Residencial Altos do Parque II, conforme levantamento da Secretaria de Cidades.

“Todas as famílias foram comunicadas de que estão vivendo em área de risco e precisam deixar o local. Aquelas que não têm para onde ir serão transferidas, nos próximos meses, para casas dignas e com total segurança e atendimentos públicos básicos, como água, saúde e educação”, disse o secretário de Cidades, Suelme Evangelista.

O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito, explicou que a limpeza irá melhorar a situação das famílias que ainda estão no local esperando pela transferência. “Com o leito do córrego limpo, o escoamento das águas será maior e terá mais fluidez, justamente porque a área para isso foi ampliada”, afirmou.

Ele destacou que o principal trabalho da Defesa Civil é a prevenção – e a ação no local teve este objetivo. “Nós detectamos as áreas de risco e buscamos prevenir que alagamentos desabriguem famílias. Neste caso, esperamos que, quando houver aumento de vazão do córrego por conta das chuvas, as famílias que ainda estão lá não tenham suas casas invadidas pela água e fiquem desabrigadas”, pontuou.

Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, foram retiradas do local em torno de 200 toneladas de lixo e entulho. “Havia restos de máquinas, móveis, televisores, além de muito lixo doméstico e resíduos da construção civil”, contou o secretário da Pasta, José Roberto Stopa.

Os trabalhos serão concluídos até o final da semana.