Habitação e Regularização Fundiária /

02 de Abril de 2013 12h02

Mais de cinco mil famílias serão beneficiadas com o PAC 2 em Cuiabá

02/04/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá

A prefeitura comemora o aniversário de Cuiabá, dia 8 de abril, anunciando recursos na ordem de R$ 95,5 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – 2ª  etapa (PAC 2), que vão beneficiar 5.129 famílias dos bairros Altos da Serra II e Doutor Fábio II.

Os bairros receberão pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais. No Dr. Fábio II, aproximadamente, 66,5% serão asfaltados, o que corresponde a 36,4 km de extensão. Já no Altos da Serra II, o asfalto chegará à extensão de 12 km, que corresponde a 58% do bairro.

A drenagem terá a extensão de 5,7 km no Altos da Serra II e de 25,3 km no Dr. Fábio. No local, a coleta das águas pluviais será destinada ao canal de Gabião, com extensão de 1,5 km, que desaguará no córrego Três Barras.

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, em uma só iniciativa a prefeitura vai beneficiar milhares de pessoas, e de forma integral. “Como a Prefeitura de Cuiabá não tem recursos sobrando, temos que eleger prioridades – e nossa prioridade hoje é melhorar a qualidade de vida em bairros mais carentes”, disse o prefeito.

O PAC 2 também prevê melhorias nos conjuntos habitacionais destes bairros, com aumento do espaço físico das casas. Onde for necessário poderá ser feita a construção de mais um quarto e banheiro, dependendo da necessidade de cada família.

Outra parte do recurso do PAC 2 servirá para fomentar projetos sociais que envolvam os moradores dos bairros e cursos que visam a gerar emprego e renda para os beneficiários do programa.

Também serão construídos dois conjuntos habitacionais, o Residencial Dr. Fábio II, com 472 casas, e o Residencial Jonas Pinheiro com 457 unidades habitacionais (este ainda será beneficiado com a construção de uma escola com 12 salas de aula e uma quadra coberta).

Outra ação será a retirada de 457 famílias que vivem em áreas de risco, próximo ao córrego Gumitá. Essas famílias serão transferidas para 457 unidades habitacionais, no residencial Jonas pinheiro. O córrego será revitalizado.

O programa ainda beneficiará mais 4.200 famílias, que receberão a escritura definitiva de suas residências, com o intuito de legalizar a moradia dos que não possuem documentos de posse dos lotes onde vivem.