Habitação e Regularização Fundiária /

17 de Junho de 2011 11h36

Habitação cadastra moradores do Residencial Jonas Pinheiro

17/06/2011

João Carlos Queiroz/Secom

Equipes da Agência de Habitação Popular e Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Cuiabá) encontram-se desde hoje (17-06) cedo no Residencial Jonas Pinheiro (Grande CPA), com a finalidade de cadastrar as 196 famílias do conjunto, dando sequência ao PTTS - Projeto de Trabalho Técnico Social. O cadastro único, segundo Sheila Moraes, coordenadora de Ação Social da Habitação, é uma exigência do programa desenvolvido pelo Ministério das Cidades.

"Este trabalho (CAD Único) no Residencial Jonas Pinheiro pode prosseguir na próxima sexta-feira, caso não seja concluído o cadastro de todos os moradores até o final da tarde. São famílias procedentes das áreas de risco, situadas às margens do Córrego Gumitá, que compreende os bairros Novo Mato Grosso, Novo Horizonte, Centro América, Planalto, Vila Rosa e Tancredo Neves. A meta da Habitação é atingir 1.200 famílias, com a entrega de unidades habitacionais gratuitas a todas elas".

Por meio do CAD Único, o Município e o Ministério das Cidades têm controle geral de quem recebeu casas do programa de doação, informa Sheila. "Se alguém resolve ir morar na Bahia, por exemplo, depois de se desfazer do imóvel que ganhou em Cuiabá, não terá direito a outro, pois seus dados cadastrais atestam que já é beneficiário do programa, o que invalida receber outra unidade gratuita".

O CAD ainda possibilita às famílias acessarem benefícios do governo federal, menciona a coordenadora (recursos do Bolsa Família e inclusão nas tarifas sociais de água e energia elétrica). "Essencialmente, é um trabalho técnico e da Agência Municipal da Habitação Popular, em parceria com a Pasta de Assistência Social e Desenvolvimento Humano".

A perspectiva é de que o cadastro único seja realizado também em outros residenciais da Capital, disse Sheila, citando o Milton Figueiredo, Jardim Paraná, Jardim Aroeira, Umuarama, Doutor Fábio (Programa Emergencial), Novo Milênio, Novo Tempo e Sucuri. "Este é o objetivo da Habitação: cadastrar as famílias para que tenham acesso legal aos benefícios previstos no PTTS - Projeto de Trabalho Técnico Social. O PTTS acontece em todas as fases: antes (retirada das áreas de risco), durante (processo de mudança) e depois (já com as famílias nas casas doadas). É de fato abrangente", concluiu.