Habitação e Regularização Fundiária /

07 de Fevereiro de 2011 13h49

Famílias retiradas Praeirinho, em Cuiabá, já estão vivendo em novo residencial

07/02/2011

Ângela Jordão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá concluiu no final de semana a retirada dos moradores que viviam em uma área de risco no bairro Praeirinho.  No total,  83 famílias que deixaram à área, localizada as margens do córrego do Barbado. A área fica sujeita a alagamento e desabamento quando ocorrem fortes chuvas. Muitas casas corriam o risco de desabar.  

A retirada das famílias começou na sexta-feira, dia 04, e foi concluída no final de semana. Do total de moradores retirados,  70 famílias receberam novas moradias no residencial Novo Praeiro, próximo do local onde viviam, mas em um espaço seguro. Outras treze famílias estão recebendo da Prefeitura  um aluguel social, por um período de 90 dias, até que suas novas residências estejam prontas. Todas as casas foram doadas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.   

Logo após a saída dos moradores, a Prefeitura iniciou o processo de demolição das casas. Isto é necessário para que as famílias não retornem ao local, ou haja novas invasões das moradias antigas. A área é uma APP (Área de Preservação Permanente), por isso no local, será realizado um trabalho de recuperação ambiental das margens do córrego do Barbado, que inclui arborização da área, com recuperação da mata ciliar. Fiscais da Prefeitura de Cuiabá farão um constante monitoramento da área, para evitar novas invasões.  

A retirada dos moradores foi uma ação integrada entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado. A Prefeitura - por meio da Agência Municipal de Habitação e das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Infraestrutura -  fez o levantamento das áreas de risco e das moradias que necessitavam ser demolidas. Já o Governo do Estado viabilizou o residencial que se tornou o novo lar das famílias.  

Minha Casa Minha Vida  

O prefeito Francisco Galindo determinou que sejam destinados 50% das moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que estão sendo construídas na cidade, para pessoas que residam em áreas consideradas de risco (propícias a enchentes, alagamentos e deslizamentos).  O programa é  desenvolvido em parceria com os governos Federal e Estadual.  

O prefeito contou que Cuiabá  tem cinco mil famílias vivendo em áreas de risco ou de forma precária. A Prefeitura trabalha para que, nos próximos três anos, estas famílias recebam novas moradias em áreas seguras.  O projeto é que este ano, 1.200 famílias já recebam as novas casas, mais duas mil sejam atendidas em 2012 e outras duas mil em 2013.